domingo, 24 de abril de 2011
Vacinas sugeridas.
O Ministério da Saúde sugere para adultos e idosos as seguintes vacinas:
- Gripe: contra o vírus da influenza - dose anual.
- Pneumococo: contra um tipo de bactéria que causa pneumonia - dose inicial e reforço a cada cinco anos.
- dT: contra Difteria e Tétano - dose incial e reforço a cada dez anos.
- Febre amarela: contra o vírus que causa a doença - dose incial e reforço a cada dez anos.
- SCR (tríplice viral): contra Sarampo, Caxumba e Rubéola - dose única.
- Varicela: contra o vírus que causa a Catapora - duas doses sem reforço.
- Hepatite A: contra o vírus que causa este tipo de Hepatite - duas doses e sem reforço.
- Hepatite B: contra o vírus que causa este tipo de Hepatite, que é sexualmente transmissível - três doses e sem reforço.
- HPV: Contra o Papiloma vírus humano, causador de câncer de colo de útero e condilomas, sexualmente transmissível - Três doses e sem reforço.
Fonte: SUS/ Ministério da Saúde/ ANVISA.
Leia ainda neste Blog:
- Vacina para Gripe postada em 06/04/2011.
- Vacina para Câncer de colo de útero postada em 20/08/2010.
- Dicas para não adoecer no inverno postado em 29/06/2010.
- Herpes Zoster - Varicela postado em 17/12/2009.
- Doenças Herpéticas postada em 15/12/2009.
- Gripe Humana ou Resfriado postado em 28/04/2009.
- Hepatite parte I postado em 20/01/2009.
- Hepatite parte II postado em 11/02/2009.
- Hepatite parte III postado em 17/02/2009.
Ou um dos marcadores no início e a direita deste Blog.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
O Homem e a Mulher - Victor Hugo.
Ofereço esta postagem a todos que não perderam a capacidade de amar e que ainda creem no amor, na família e nos bons princípios, ou seja, para aqueles que são maioria.
O homem é a mais elevada das criaturas.
A mulher é o mais sublime dos ideais.
Deus fez para o homem um trono.
Deus fez para o homem um trono.
Para a mulher, um altar.
O trono exalta.
O altar santifica.
O homem é o cérebro, a mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz, o coração produz Amor.
A luz fecunda.
O Amor ressuscita.
O homem é forte pela razão.
A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence.
As lágrimas comovem.
O homem é capaz de todos os heroísmos.
A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece.
O martírio sublima.
O home tem a supremacia.
A mulher, a preferência.
A supremacia significa a força.
A preferência representa o direito.
O homem é um gênio; a mulher, um anjo.
O gênio é imensurável; o anjo, indefinível.
Contempla-se o infinito.
Admira-se o inefável.
A aspiração do homem é a suprema glória.
A aspiração da mulher é a virtude extrema.
A glória faz tudo grande.
A virtude faz tudo divino.
O homem é um código.
A mulher, um evangelho.
O código corrige.
O evangelho aperfeiçoa.
O homem pensa.
A mulher sonha.
Pensar é ter no crânio uma larva.
Sonhar é ter na fronte uma auréola.
O homem é um oceano.
A mulher um lago.
O oceano tem a pérola que adorna.
O lago, a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa.
A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço.
Cantar é conquistar a alma.
O homem é um templo.
A mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos.
Ante o sacrário nos ajoelhamos.
Enfim, o homem está colocado onde termina a terra.
E a mulher onde começa o céu.
domingo, 10 de abril de 2011
Ouro Preto - MG
Ouro Preto foi fundada em 1711 com o nome de Vila Rica, sendo que inicialmente seria uma aglomeração de núcleos primitivos de habitação como Ouro Preto, Antônio Dias, Ouro Podre e Padre Faria. Era e é ponto de convergência da Estrada Real, seus três destinos para ela se dirigem, Diamantina, Paraty e Rio de Janeiro. Foi o mais importante centro econômico e político do Ciclo do ouro do Brasil colônia. O nome Ouro Preto se origina em pequenas pedras encontradas no rio Tripuí em 1695 e que passariam a nominar a cidade à partir de 1823. Já em 1789 passou pela famosa Conjuração Mineira com seus Inconfidentes que lá viveram e tramaram ideais libertários. Em 1897 com o país já vivendo sobre ares republicanos perdeu seu estatos de capital, que foi transferida para a recém-nascida Belo Horizonte. As mudanças políticas trouxeram esvaziamento e esquecimento a cidade, isto de alguma forma permitiram que seu conjunto arquitetônico colonial fosse mantido e preservado, o que permitiu que a cidade recebesse o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco.
Indo a Ouro Preto não deixe de visitar:
- Igreja da Ordem Terceira de São Francisco: Construída entre 1766 e 1812 e que traz pinturas de Mestre Athayde na nave (espaço entre a frontal e o altar), uma N. Sra. Rainha dos Anjos mulata e cercada por anjos, sua obra-prima. Além das pinturas na nártex (ante-sala da nave) e painéis com cenas da vida de Abraão. Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) fez o desenho arquitetônico, o projeto de decoração, bem como foi o autor do frontal (a frente do altar), da mesa do altar, do lavabo da sacristia, os entalhes da capela-mor (principal de uma igreja e loga a frente da porta principal e/ou do frontal), os púlpitos e a portada (grande porta a frente da igreja). Ordem terceira é uma agremiação religiosa de leigos e agregada a uma ordem monástica, como franciscanos, carmelitas ou outros.
- Igreja Nossa Senhora da Conceição: Terminada em 1746 e construída pelo pai do Aleijadinho, Manuel Francisco Lisboa. Reformas realizadas no século 19 tornaram sua fachada com características neoclássicas. Possui 8 retábulos ( construção de madeira, mármore ou outro material lavrados e acima ou atrás do altar e com painéis pintados ou em baixo-relevo) com talhas barrocas da fase joanina (seria relativo a D.João III?) O altar-mor (principal altar de uma igreja) traz entalhes e pinturas com símbolos eucarísticos, bem como os quatro evangelistas. Aleijadinho (1730-1814) e seu pai estão sepultados nesta igreja, que tem um museu dedicado ao grande escultor do barroco mineiro.
- Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar: Construída entre 1712 e 1733, é uma das obras mais exuberantes do barroco mineiro e nela os entalhes consumiram centenas de quilos de ouro. No teto da nave pinturas representam cenas do Antigo Testamento e os quatro Evangelistas. Na sacristia ( casa adjacente a igreja ou parte dela onde se guardam vestimentas e objetos do culto ) encontramos um arcaz ( grande arca com gavetões para guardar vestimentas e objetos sagrados) com oito metros de comprimento e sem emendas. A Matriz mantém um museu de Arte Sacra.
- Capela do Padre Faria: dedicada a N. Sra. do Rosário, erguida no século 18 por uma irmandade formada por brancos e negros. Com fachada simples, seu interior apresenta decoração com talhas douradas no estilo barroco joanino. Possui torre independente e construída depois, algo raro nas igrejas barrocas da época.
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: Construída por volta de 1770, exemplo do barroco colonial mineiro na sua arquitetura, expresso pela fachada e paredes curvas. A decoração simples do altar-mor é valorizada pelas pinturas que retratam anjos com traços mulatos e o colorido dos motivos florais. As imagens são de santos negros, exceção de Santa Helena e N. Sra. Mãe dos Homens.
- Igreja da Ordem terceira de Nossa Senhora do Carmo: A escultura da portada, os altares laterais e o lavabo da sacrisitia acredita-se de autoria do aleijadinho. No teto da sacrisita pintura de mestre Athayde. A decoração da capela-mor utiliza ajulejos, caso único entre as igrejas mineiras da época.
- Museu de Ciência e técnica: Prédio de 1741, foi sede do governo da Capitania de Minas até 1897, quando passou a abrigar a Escola de Minas. Entre seus acervos destaque para a mineralogia, além de história natural, astronomia, engenharia e metalurgia.
- Museu da Inconfidência: Antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia, construído entre 1785 e 1863 em estilo clássico com alguns elementos barocos. Inaugurado em 1944, o museu tem acervo da Inconfidência Mineira.
- Museu do Oratório: Na antiga casa do noviciado da Ordem terceira do Carmo, traz um acervo temático dos séculos 18 e 19. De origem particular, atualmente e depois de doação passou a pertencer ao município. É o único no mundo dedicado ao tema.
Veja ainda:
- Igreja Santa Efigênia dos Pretos.
- Igreja de São Miguel e Almas.
- Igreja São Francisco de Paula.
- Igreja N. Sra. das Mercês de cima e de baixo.
- Igreja N. Sra. das Dores.
- Capela de São José.
- Capela de São Sebastião.
- Casa Guignard.
- Casa dos Contos.
- Teatro Municipal.
- Parque Estadual do Itacolomi.
- Chafarizes pelas cidades.
- Distritos de Lavras Novas, Amarantina e Cachoeira do Campo.
- Trem para Mariana.
- Mina de Ouro da Passagem.
- Não deixe de conhecer o artesanato da cidade em pedra-sabão, cerâmica, vidro e madeira.
- Visite os eventos da cidade: Carnaval, Semana Santa, Festival de Inverno, Mostra de Cinema, Fórum das Letras e Tudo é Jazz.
Localizado a 107 Km de Belo Horizonte, (31) 3559-3269 informações.
site: http://www.ouropreto.org.br/
Fontes consultadas:
- Guia do Instituto Estrada Real.
- Guia Quatrorodas ano 2010.
- Dicionário Aurélio - século XXI.
- Capela do Padre Faria: dedicada a N. Sra. do Rosário, erguida no século 18 por uma irmandade formada por brancos e negros. Com fachada simples, seu interior apresenta decoração com talhas douradas no estilo barroco joanino. Possui torre independente e construída depois, algo raro nas igrejas barrocas da época.
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: Construída por volta de 1770, exemplo do barroco colonial mineiro na sua arquitetura, expresso pela fachada e paredes curvas. A decoração simples do altar-mor é valorizada pelas pinturas que retratam anjos com traços mulatos e o colorido dos motivos florais. As imagens são de santos negros, exceção de Santa Helena e N. Sra. Mãe dos Homens.
- Igreja da Ordem terceira de Nossa Senhora do Carmo: A escultura da portada, os altares laterais e o lavabo da sacrisitia acredita-se de autoria do aleijadinho. No teto da sacrisita pintura de mestre Athayde. A decoração da capela-mor utiliza ajulejos, caso único entre as igrejas mineiras da época.
- Museu de Ciência e técnica: Prédio de 1741, foi sede do governo da Capitania de Minas até 1897, quando passou a abrigar a Escola de Minas. Entre seus acervos destaque para a mineralogia, além de história natural, astronomia, engenharia e metalurgia.
- Museu da Inconfidência: Antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia, construído entre 1785 e 1863 em estilo clássico com alguns elementos barocos. Inaugurado em 1944, o museu tem acervo da Inconfidência Mineira.
- Museu do Oratório: Na antiga casa do noviciado da Ordem terceira do Carmo, traz um acervo temático dos séculos 18 e 19. De origem particular, atualmente e depois de doação passou a pertencer ao município. É o único no mundo dedicado ao tema.
Veja ainda:
- Igreja Santa Efigênia dos Pretos.
- Igreja de São Miguel e Almas.
- Igreja São Francisco de Paula.
- Igreja N. Sra. das Mercês de cima e de baixo.
- Igreja N. Sra. das Dores.
- Capela de São José.
- Capela de São Sebastião.
- Casa Guignard.
- Casa dos Contos.
- Teatro Municipal.
- Parque Estadual do Itacolomi.
- Chafarizes pelas cidades.
- Distritos de Lavras Novas, Amarantina e Cachoeira do Campo.
- Trem para Mariana.
- Mina de Ouro da Passagem.
- Não deixe de conhecer o artesanato da cidade em pedra-sabão, cerâmica, vidro e madeira.
- Visite os eventos da cidade: Carnaval, Semana Santa, Festival de Inverno, Mostra de Cinema, Fórum das Letras e Tudo é Jazz.
Localizado a 107 Km de Belo Horizonte, (31) 3559-3269 informações.
site: http://www.ouropreto.org.br/
Fontes consultadas:
- Guia do Instituto Estrada Real.
- Guia Quatrorodas ano 2010.
- Dicionário Aurélio - século XXI.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Dicas para um bom sono.
Se você sofre de insônia ou seu sono deixa a desejar quando a capacidade de recuperação do cansaço diário. Leia com atenção e procure colocar em prática as dicas à seguir.
- Deite-se somente quando estiver com sono, não adianta ficar rolando na cama e aumentar a ansiedade.
- Evite ingerir café, chá-mate e refrigerantes pela tarde e ao anoitecer.
- Procure deitar e levantar nos mesmos horários, isto ajuda acertar o relógio biológico.
- Evite atividades físicas antes de dormir.
- Mantenha seu quarto de dormir com uma aura de tranquilidade, ou seja, evite TV, internet ou joguinhos no quarto.
- Chás como maçã, capim-cidreira, sálvia, camomila, pétalas de rosa, erva-doce e valeriana podem ajudar a induzir o sono.
- Colchão e travesseiros não podem ser muito duros ou moles. A coluna e o pescoço devem ficar bem posicionados.
- Aproveite o dia para atividades ao ar livre, como caminhadas pela manhã, à noite comece a desacelerar criando um clima de paz e tranquilidade.
- Evite bebidas alcoólicas próximo do horário de dormir.
- Ambientes barulhentos podem exigir tampões de ouvido para diminuir a intensidade sonora.
- Acordando pela noite não fique tomando contato do relógio ou despertador, evite-os.
- Comer muito antes de dormir pode dificultar o início do sono, faça refeições leves, caso não consiga dormir com fome.
- Ao deitar mentalize coisas e locais agradáveis, evite ficar remoendo o dia ou seus desconfortos.
- Procure levantar com o toque do despertador, ficar enrolando na cama só aumenta a sonolência e o mal humor. Coloque-o para despertar realmente no horário que você precisa levantar.
- Respeite os horários de sono de seu organismo.
- Tome um banho morno antes de se deitar.
- Massagens relaxantes ou alongamentos leves com o pescoço, mãos e pés podem relaxar o corpo ajudando num sono mais gostoso.
- Evite muito líquido antes de dormir. Evitando ter de acordar para urinar na madrugada.
- Antes de deitar repasse o dia anotando em uma agenda o que fez e o que precisa fazer no dia seguinte, desta maneira você formaliza seus compromissos. Se acordar no meio da noite e se lembrar de um outro compromisso anote na agenda, que ficará estrategicamente sobre o criado ao lado de sua cama.
- Caso estas dicas surtam pouco efeito sobre a qualidade do seu sono, evite se automedicar, procure um clínico ou um especialista em sono.
Leia também neste Blog os textos:
- Entenda o seu calmante postado em 28 de julho de 2010.
- Insônia postado em 29 de março de 2010.
- Você é ansioso? postado em 3 de dezembro de 2008.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Vacina para Gripe.
O outono-inverno está chegando e os casos de resfriados e gripes começam a aumentar, várias são as dicas de proteção, dentre elas a vacina. Neste texto abordaremos alguns detalhes da doença e da possível proteção.
O que é gripe?
É uma infecção viral do aparelho respiratório, facilmente transmitida de pessoa a pessoa quando tossimos, espirramos ou tocamos qualquer objeto contaminado pelo vírus. A doença apresenta febre alta, acima de 38°C, dor no corpo, dor na garganta, dor de cabeça e tosse seca.
Como prevenir e diminuir o risco de transmissão da gripe?
Vacinando contra a gripe é uma boa estratégia de prevenção, além disso:
- Evitar contato próximo com pessoas gripadas.
- Não compartilhar copos e talheres com pessoas contaminadas.
- Lavar as mãos após tossir, espirrar ou fazer higiene nasal e tocar pessoa doente.
- A higiene nasal deve ser feita com lenço descartável ou papel higiênico que deve ser desprezado em cesto de lixo após o uso.
- Evite tocar olhos, nariz ou boca com as mãos, principalmente se não estão previamente higienizadas.
Por que vacinar anualmente?
Neste ano a vacina confere imunidade a influenza A, influenza B e ao vírus H1N1 - aquele da gripe suína. Ela é atualizada anualmente contra os vírus mais comuns em nosso meio e mesmo tendo vacinado no último ano, deve tomá-la novamente.
A vacina causa gripe?
Não, ela é fabricada com pequenos fragmentos do vírus morto, ou seja, inativado.
Quem não pode vacinar?
- Pessoas alérgicas a vacina para gripe.
- Pessoas alérgicas a componentes do ovo.
- Pessoas com febre ou que estejam se recuperando de uma doença febril.
- Pessoas com antecedentes de síndrome de Guillain-Barré (Doença neurológica)
Quais reações posso ter após tomar a vacina?
- Vermelhidão no local da aplicação.
- Dolorimento no local.
- Edema ou inchaço no local.
- Sensibilidade no local.
- Endurecimento no local.
- Dor de cabeça.
- Dor muscular.
- Febre.
- Náuseas.
Tais reações tendem a ser leves e desaparecerem espontaneamente em 48 horas.
Fonte: Encarte Saiba mais sobre vacinação contra a gripe da Unimed BH.
Leia mais neste Blog:
- Dicas para não adoecer no inverno postado em 29 de junho de 2010.
- Gripe humana ou resfriado postado em 28 de abril de 2009.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)