sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Tendinite de Aquiles
















"Ela é uma típica lesão por excesso de uso e, normalmente, origina-se com o aumento repentino da atividade esportiva, o uso de calçados de má qualidade ou o treino em piso inadequado", diz o ortopedista Moisés Cohen, autor do livro Lesões nos Esportes - Diagnóstico, Prevenção e Tratamento. da Editora Revinter

A tendinite de Aquiles é caracterizada por uma dor no calcanhar, principalmente na hora de subir ou descer escadas. Em casos mais graves, normalmente associados à falta de tratamento, podem levar a grande limitação de movimentos, com dor mesmo em repouso. Essa dor é gerada por rupturas das fibras de colágeno que formam o tecido do tendão de Aquiles, que é pobre em vascularização. Essas pequenas lesões, associadas ao excesso de esforço, podem provocar uma inflamação nesse tendão.

As medidas preventivas são simples: escolher o calçado e o piso adequado para o treino, e não exagerar na intensidade dos exercícios. Já o tratamento é bem mais complicado: "Ele é feito com repouso relativo, afastamento temporário das atividades físicas, uso de antiinflamatórios e analgésicos e aplicação de gelo no local por 20 minutos, de três a quatro vezes ao dia", explica o ortopedista.

Depois, ainda é preciso passar por um processo de reabilitação, feita com fisioterapia, medidas analgésicas e exercícios específicos indicados por um ortopedista.

Transcrito do site Minha vida no MSN.

Nenhum comentário: