domingo, 11 de novembro de 2012

Cistite



















É uma infecção do aparelho urinário que ataca a bexiga e é mais comum em mulheres com vida sexual ativa. As bactérias se originam da região peri-uretral, vaginal ou anal e ascendem ao trato urinário.

Os sintomas incluem dor ou ardor ao urinar, urgência para urinar, aumento da frequência de micção com pequenos volumes, dor supra-púbica ou no pé-da-barriga, sangue ou urina turva, mal cheiro. Não apresenta febre.

A rotina de urina pode apresentar sangue e leucócitos/ piócitos, o diagnóstico que é essencialmente clínico pode ser confirmado pela urocultura que normalmente evidencia a bactéria E. coli.

O tratamento é feito com antibióticos por um período de 3 a 5 dias, existem estudos com dose única.

Quando nos deparamos com infecções repetidas devemos investigar com uma urocultura para que se possa avaliar a persistência bacteriana – resistência ou a contaminação através de um microorganismo diferente dos casos anteriores, reinfecção.

A persistência bacteriana pode ser causa de cálculos renais, refluxo vesico-ureteral, infecção urinária alta crônica/ pielonefrite, mal formações congênitas ou obstruções.

A reinfecção deve ser avaliada em casos de baixa ingestão de água, inibição ou retenção de urina por longos períodos, uso de diafragmas ou espermicidas, o excesso de higiene com modificação da flora bacteriana natural da região genito-urinária, tampões de uso prolongado, bem como o intestino preso. Há relatos que o tipo de vestimentas íntimas de tecido sintético e calças apertadas contribuem para sua ocorrência.

No caso de infecções crônicas e repetidas muitas vezes se torna necessário o uso de antibióticos por longos períodos como forma preventiva. Urinar após a relação sexual é citado como forma preventiva da infecção.

Mulheres que se encontram na menopausa devem fazer uso de estrogênios intravaginais como forma de hidratar e estimular a mucosa vaginal.

O uso de vacinas com fragmentos de bactérias é uma tentativa de estimular o sistema imunológico da paciente.

Uma observação pessoal é o aumento da incidência de cistite em mulheres jovens e principalmente nas estações mais secas do ano em Belo Horizonte, acredito que o ressecamento que se observa na pele, pode se estender as mucosas, o que as torna mais susceptíveis a invasão bacteriana.

Fonte: Infecção urinária de Luis Costa e Paulo Príncipe.

Nenhum comentário: