sábado, 14 de março de 2009

Ecologia I
















A cachoeira que você está vendo a cima é mais uma das belezas naturais dessa Minas Gerais e que faz parte do 1% de água doce existente neste planeta, já que os outros 98% são salgadas e os outros 1% se encontram em geleiras dos pólos. Lembrando que deste 1% participam o Rio Arrudas, a Lagoa da Pampulha, o Rio São Francisco. Ah! A Cachoeira da foto é a Bicame.

Bem, água potável e pronta para o consumo é muito pouca, sem pensar no tratamento que são submetidas antes do uso. Há uma previsão da ONU que em 2050 mais de dois bilhões de pessoas, ⅓ da humanidade, viverão com privação de água, gente pra dedel, não é? Aproveito para refletir e se você não se importa lançar alguns números:

Cada descarga no vaso sanitário consome 6 litros de água por vez.
Escovar os dentes consome 14 mil litros de água por ano.
O banho consome 16 litros de água por minuto.
Uma torneira aberta por 15 minutos consome 240 litros de água, a caixa, de uso comum, comporta 1000 litros.
Lavar o carro por 30 minutos com a mangueira aberta consome 560 litros de água.
Tem também a vassoura hidráulica, aquela que a gente usa pra varrer o quintal o passeio, ou seja, mangueira e água com pressão.

Vou continuar usando o vaso sanitário, escovando os dentes e tomando banho, carro nem tanto, morro de preguiça, lavei muito o do meu pai quando era criança. Mas, vou colher a água do pré-aquecimento do chuveiro pra jogar no vaso sanitário, não vou deixar a torneira aberta o tempo todo quando escovo os dentes ou lavo a louça e ufa! Vou mandar lavar o carro de vez enquando, ou usar um balde com água. Não sou Xiita, mas adoro a natureza, basta ver as fotos.

Nenhum comentário: