quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Como avaliar se estou depressivo.

















Um teste interessante para avaliar nossa sensação de bem estar e pensarmos na possibilidade de Depressão ou desconforto psico-emocional pode ser feito pelo próprio paciente e motivá-lo a iniciar uma avaliação mais efetiva com um profissional. Vejamos o seguinte. Pontue as perguntas a seguir relativas a fatos ocorridos nas últimas 2 semanas.

A pontuação:


O fato acontesse o tempo todo..... 5 pontos.


O fato acontecesse a maior parte do tempo..... 4 pontos.


O fato acontecesse mais da metade do tempo..... 3 pontos.


O fato acontecesse menos da metade do tempo..... 2 pontos.


O fato acontecesse algumas vezes..... 1 ponto.


O fato nunca acontecesse..... 0 ponto.


As perguntas feitas a si próprio:


Tenho me sentido alegre e bem-humorado(a)?


Tenho me sentido calmo(a) e relaxado(a)?


Tenho me sentido ativo(a) e vigoroso(a)?


Tenho acordado me sentindo bem e descansado(a)?


Meu dia-a-dia está cheio de coisas que me interessam?


Uma pontuação menor que 13 indica baixa de bem-estar e é recomendável procurar um profissional médico da área.

Nenhum comentário: