terça-feira, 9 de março de 2010

Insônia.




















A insônia é caracterizada pela dificuldade em adormecer ou de manter o sono, ela é dita inicial no primeiro caso ou terminal no segundo. A grosso modo costumo dizer que é devida a dor/ enfermidade ou um problema de ordem emocional. Várias pessoas são portadoras de doenças graves e não apresentam dificuldade para dormir necessariamente. Profissionais que trabalham em turnos diferentes ou viajantes internacionais podem apresentar dificuldades para adormecer.

Quanto ao sono propriamente dito podemos dizer que a medida que envelhecemos dormimos cada vez menos e que o mais importante não é dormir muito, mas, dormir bem e ter um momento reparador de nossas energias, já que está é a principal utilidade dele.

Fatores que podem contribuir para o sono:

- Bebidas alcoólicas antes de dormir pode causar dificuldades para iniciar ou manter o sono.

- Televisão para mim é sonífero, para outros, pode entreter e não deixar o estímulo do sono se manifestar.

- Leite morno antes de se deitar alimenta e pode ser um indutor natural do sono.

- Leitura pode, assim como a televisão, manter a atenção ligada e focada, dificultando o início do sono.

- O fumo deve ser evitado em qualquer situação, inclusive, ao deitar.

- Posição, opte, pela mais confortável e agradável, respeitando a postura para não sacrificar a coluna vertebral.

- Exercícios físicos leves e com caráter relaxante podem até ajudar, exemplo seria uma sessão de Yoga. Vigorosos como a malhação podem prolongar a atenção e a dispersão.

- Calmantes precisam ser muito bem indicados e dependem das características da insônia, temporária, crônica, personalidade do paciente, etc. Lembrando que podem causar dependência física e psíquica, dificultando sua retirada no futuro. Se tiver de usar, somente com orientação médica e cuidado com as medicações emprestadas e indicadas por terceiros.

Outras dicas:

- Antes de deitar repasse seu dia e programe o próximo anotando em uma agenda os compromissos realizados e o que tem para fazer, com isto, você formaliza suas obrigações deixando o cérebro mais tranquilo sobre tarefas a executar.

- Frutas, massas e saladas são boas dicas para ingestão algumas horas antes de dormir por estimularem a produção de serotonina, que ajuda preparar o sono.

- Quarto mais escuro, pronto para o sono estimula a melatonina, hormônio que induz ao sono.

- Banho morno próximo do momento de se deitar ajuda a relaxar os músculos e deixá-lo sonolento.

- Caso não consiga pegar no sono não fique rolando pela cama, levante e procure fazer algo que o relaxe até se sentir sonolento.

Nenhum comentário: