quarta-feira, 14 de abril de 2010

Alergias




















Urticária é uma forma de expressão de alergia e que se manifesta por placas avermelhadas, algo elevadas (edema), súbitas e com muito prurido (coceira) na pele saudável, chamadas urticas. É desencadeada pela liberação de histamina dos mastócitos existentes na camada dérmica da pele.

É muito comum a sua ocorrência, de resolução até espontânea e na maioria das vezes difícil de se identificar a causa. Quando se tornam repetitivas e com duração maior de 6 semanas são ditas crônicas. Medicamentos é sua principal causa, sendo que alimentos e seus aditivos, inalantes (dedetização), vermes, infecções, doenças sistêmicas (linfomas, LES, Diabetes mellitus e hipertireoidismo) frio, calor, pressão, luz, atrito, vibração, água, fatores psicológicos e genéticos estão envolvidos.


Tratamento:

O tratamento passa pela prevenção de possíveis fatores causais conhecidos pelo paciente, como exemplo temos os frutos do mar e várias medicações.

Medicações como:
- Bloqueadores dos receptores H1 (hidroxizina, prometazina, fexofenadina, loratadina, desloratadina, ebastina e outros)
- Bloqueadores dos receptores H2 (cimetidina e ranitidina) com ação imunológica e inibição dos linfócitos T supressores.
- Antidepressivos tricíclicos (doxepina, amitriptilina, clomipramina e imipramina) atuam como bloqueadores H1.
- Agentes estabilizantes dos mastócitos ( cromoglicato, cetotifeno e cinarizina)
- Além de corticóides, antiparasitários, antibióticos e antivirais.


Choque anafilático:
É uma reação alérgica importante e grave acompanhada de alguns ou todos os sinais/sintomas: edema importante na face, falta de ar, edema de glote, náuseas, vômitos, queda da pressão arterial e outros. Neste caso um atendimento hospitalar é importantíssimo, onde podem ser utilizados medicações como adrenalina, anti-histamínicos e corticóides.


Atenção: Se você é um alérgico com quadros graves de reações. Converse com seu médico como utilizar ou portar medicações específicas em caso de viagens para locais de poucos recursos médicos e que possam representar risco de vida para você.

Nenhum comentário: