O Glaucoma é uma doença que acomete os olhos e com frequência é desconsiderada pelos pacientes quanto aos seus sintomas e gravidade. Muitos acreditam que o Glaucoma é sempre acompanhado de dor nos olhos e vermelhidão. Na verdade, temos dois tipos de glaucoma, o agudo e o crônico.
O Glaucoma Agudo (ângulo fechado) é acompanhado de fortes dores, náuseas e hiperemia (vermelhidão) dos olhos. Sendo raro e devido a exuberância do quadro clínico procura rapidamente uma assistência médica.
O Glaucoma crônico (ângulo aberto) que é a maioria dos pacientes, é uma doença assintomática no início e que leva a perda progressiva da visão periférica, podendo levar a cegueira total e irreverível, caso não seja diagnosticada e tratada em tempo hábil.
O tratamento possui um grande arsenal de medicamentos tópicos, que muitas vezes dispensam a cirurgia.
Não deixe de procurar seu oftalmologista regularmente. Lembre-se de que o Glaucoma é uma doença silenciosa e que só através de seu exame periódico dos olhos, do diagnóstico precoce e preciso e do tratamento adequado será possível continuar enxergando as belezas da vida.
Fonte consultada: BIP do COMAER de jan - mar de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário