quinta-feira, 24 de março de 2011

Harley-Davidson o mito.


          

















A grande admiração e o prazer pelas duas rodas me tornou um aficcionado pelo motociclismo e sempre que posso me mantenho antenado na sua história e nos encontros que meus amigos de motoclube promovem. Lendo um artigo sobre a mitológica Harley-Davidson e encantado com sua história decide compartilhar a paixão do vento na cara com as escritas do Blog.
           Em 1901 Willian S. Harley e Arthur Davidson com 21 e 20 anos, respectivamente, eram funcionários de uma empresa de produtos automotivos como desenhista e criador de padrões, bem como projetistas anônimos e com uma grande expectativa de colocá-los a prova.
          Na mesma fábrica havia um projetista alemão, colega de empresa e com algum conhecimento de motocicletas européias, Harley teve sua primeira experiência com a construção de motocicletas com um pequeno motor à gasolina e refrigerado a ar. Com pouco dinheiro e ferramentas rudimentares, sentiram a necessidade da ajuda de um bom mecânico. Arthur Davidson, tinha um irmão chamado Walter, mecânico em estradas de ferro, que quando do casamento do 3º irmão Davidson, William, em Milwaukee, acabou por se juntar ao grupo na construção deste sonho.
          Em 1903 Harley e os 3 irmãos Davidson estavam prontos para o sonho. As motos iniciais eram bastante rudimentares, um pequeno motor de 25cc e 3hp acoplados a uma bicicleta comum. Já em 1908 450 motos deixaram a pequena fábrica de fundo de quintal em Milwaukee, que já trazia na sua fachada o nome pintado da lenda '' Harley - Davidson Motor Co. "
          Em 1909 nascia o primeiro motor V-twin com 7hp e dois cilindros montado em motocicletas, seria a primeira grande evolução tecnológica no mercado de duas rodas.
          Em 1912 foi iniciada a construção da fábrica definitiva na Juneau Avenue.
          Em 1921 com uma produção de 35 mil unidades a fábrica fecha sob o impacto da superprodução e da quebra nas vendas. Tentando voltar os olhares para novos mercados, como o estrangeiro, descobrem novos conceitos de concorrência e designer como as Indians e um novo quadro, depósito e selins inéditos chegam ao mercado.
          Em 1936 foi lançada o modelo EL, conhecido como "Knucklehead", equipado com válvulas laterais. Esta foi uma das motos mais importantes lançadas pela Harley-Davidson em sua história.
          Em 1937 morre William Davidson e nos próximos cinco anos morreriam Walter Davidson e Harley.
          Entre 1941 e 1945 durante a 2a Grande Guerra Mundial, a empresa dirigiu a maior parte de sua produção para o esforço de guerra, tendo desenvolvido especialmente para a guerra o modelo XA 750, que era equipado com um propulsor horizontal com cilindros opostos, destinado principalmente para uso no deserto.
           Em 1953 aconteceu a  festa de 50 anos da empresa e que não pode contar com três de seus fundadores. Na ocasião e em homenagem ao motor disposto em "V" foi criada uma nova logomarca da companhia. Neste mesmo ano acontece o fechamente da fábrica Indian, tornando-se a Harley-Davidson a única fabricante de motocicletas dos Estados Unidos pelos próximos 46 anos.
            Em 1956 outro ídolo americano, Elvis Presley, posou para revista "Enthusiast" com um modelo KH.
            Em 1957 é lançado o modelo Sportster uma das grandes paixões dos fãs da marca.
            Em 1965 é lançado o modelo Electra-Glide em substituição a Duo-Glide e que trazia a partida elétrica como inovação.
            Em 1973 ocorre a transferência da fábrica de montagem das motocicletas para a cidade de York, na Pensilvânia.
            Em 1977 ocorre o lançamento do modelo FXRS Low Rider.
            Em 1981 um grupo de executivos compram as ações da empresa e implantam uma nova gestão de produção e gerenciamento. A frase "The eagle soars alone", A águia voa sozinha se populariza.
            Em 1982 solicita ao governo americano a taxação de motos acima de 700cc japonesas com a intenção de conter a invasão do mercado norte-americano.
            Em 1983 é criado o Harley Owners Group (H.O.G.) o moto clube dos proprietários de motos Harley-Davidson que reúne cerca de 750 mil associados em todo o mundo.
            Em 1984 é lançada o novo motor Evolution V-Twin com 1340cc e que exigiu sete anos de pesquisa e desenvolvimento para sua concepção.
            Em 1987 e um ano antes do término do prazo estipulado para a taxação das motos importadas  e  já confiante na sua capacidade competitiva solicita ao governo americano o fim das tarifas de importação.
           Em 1988 adquiriu a Buell Motorcycle Company, abriu uma fábrica em Menomonee Falls no Wisconsin e construiu uma nova linha de montagem em Kansas City no Missouri. Neste ano foram comemorados os 95 anos da marca com uma festa em Milwaukee e com a presençca de mais de 140 mil fãs.
            Em 2001 foi o lançamento da V-Road, com design futurista e o primeiro a ser refrigerado a água.

Fonte: Revista Zona Cultural, número 4, ano 1.

Nenhum comentário: