domingo, 20 de janeiro de 2013

Bruxismo.
















Bruxismo é um hábito que determinados pacientes tem de ranger os dentes, principalmente, quando dormem e muito observado em pessoas ansiosas. É importante um tratamento ortodôntico evitando outros sintomas e incomodos que podem surgir com o tempo.

Se manifesta principalmente a noite. Durante o dia com o policiamento consciente a pessoa pode controlar o hábito, mas, muitas vezes mantém uma atitude de tensão da musculatura da mandíbula, mantendo-a pressionada e sem ranger os dentes. É comum acompanhantes do quarto de dormir relatarem que o outro range os dentes durante o sono.

Os fatores de risco são o mal posicionamento da arca dentária, não permitindo o encaixe correto dos dentes superiores com os inferiores. Certamente o emocional é o maior fator predisponente para o mal, pessoas ansiosas em demasia ou que se veem em situação de muito estresse podem apresentá-lo.

Cerca de 15% da população apresentam o Bruxismo e mais em mulheres e adolescentes.

As principais consequências são:
- Dor de cabeça ou até crises de enxaqueca.
- Dor de ouvido, devido a proximidade do ouvido com a articulação da mandíbula, chamada ATM - Articulação Temporo-Mandibular.
- Dores nos musculos da mandíbula. Quando boceja ou abre muito a boca pode sentir dores devido a tensão prolongada na musculatura da ATM.
- O desgaste prolongado do esmalte dentário leva a irregularidades, amolecimento e até perda dos dentes.

O diagnóstico é baseado nos sintomas apresentados, no relato de acompanhantes e no estado de conservação dos dentes envolvidos.

O tratamento passa por um dentista especializado em ortodontia. Placas de acrilíco ou silicone servem para usar durante o sono evitando o desgaste dentário, mas isto só atua na consequência e não na causa, que precisará com certeza de uma avaliação psicológica. Medicamentos para ansiedade ou relaxantes musculares poderão ser prescritos por um médico.

Fonte: Revista Impactto out/nov. 2012.

Nenhum comentário: