terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Não Gosto de Remédio.
















Realmente, é melhor gostar dos pais, dos filhos, da namorada, da esposa, dos irmãos e dos amigos, do que de tomar remédio. Freqüentemente se ouve no consultório que tomar remédio é muito ruim, que se tem medo, que não tolera, não agüenta e por aí vai. Nós precisamos entender que a medicação não faz parte do problema e sim da solução. Tomar remédio realmente não é agradável, mas, paciência. Se com ele está ruim, imagine sem ele. Quando nossa aversão fala mais alto, estamos nos expondo às conseqüências das doenças e suas possíveis seqüelas. Exemplo: Um hipertenso mal controlado pode apresentar seqüelas cardíacas, como fraqueza do coração e derrame cerebral. O diabético pode perder progressivamente a visão, perder a função renal e necessitar de hemodiálise, além de se submeter a amputações por obstruções nas artérias dos pés e pernas. Evite desculpas e não negligencie suas doenças, assuma-as, é melhor. Quando mudamos o foco da questão, estamos nos expondo. Muitas doenças são silenciosas e progressivas. Aquela velha história "não sinto nada, por que preciso tomar remédio?". O critério não é sentir, é monitorar. Mediu a pressão arterial? Se estiver alta tem que tomar remédio ou atualizar o que vem sendo tomado. Mediu a glicose no glicosímetro ou no laboratório? Se estiver alta deve ser controlada com medicamentos pela boca e se for o caso com Insulina, é melhor do que ficar cego por preconceito, não é?! Ah! Mas os medicamentos que meu Médico passa não estão me fazendo bem. Olha, caso haja alguma inadequação à medicação, isto pode e deve ser sanado, o arsenal de medicamentos é vasto, sempre haverá um medicamento que se adéqüe à sua necessidade. Lembre-se: quem mais ama você é você! Até breve.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Você é ansioso?
















Todo mundo é. A ansiedade é um sentimento que faz parte de todos os seres humanos, o que a difere de pessoa-a-pessoa é a intensidade. Pessoas vivenciando problemas semelhantes reagem muitas vezes de formas bem diferentes e com sofrimento em graus variados. A ansiedade é uma herança dos nossos antepassados e isto lhes permitiu sobreviver às condições inóspitas da antiguidade. O precavido vivia mais, enquanto o descuidado se expunha a riscos. Hoje em dia nos deparamos com condições ambientais e alimentares bem melhores, só que, a vida moderna tem exigido posturas cada vez mais rápidas e eficientes. É a tal da competitividade. Ela está na escola, no trabalho, no convívio social, leia-se: sucesso, dinheiro, beleza, sensualidade, reconhecimento, prestígio, cultura, etc, etc. Aí você pergunta: como não ser ansioso? E eu respondo: seja ansioso. Só que Ansiedade tem preço e nem sempre está em Reais ou Dólares. Podem ser: sensações de angústia, mal -estar, cabeça cheia, taquicardia, falta de ar, dor de barriga, no peito, cólica, insônia ou hipersonia, dores pelo corpo, diminuição da libido, queda de cabelo, alterações da pressão arterial, irritação, impaciência, sudorese, diminuição da memória e do rendimento profissional, aumento da diurese, dores de cabeça, nas pernas, vaginites, alergias inexplicáveis, febre. Ah! Está fora de ordem de propósito. Então, o que fazer? Bem, conselho se fosse bom eu estaria rico. Mas, vamos lá: tente priorizar as coisas no seu dia-a-dia. Existem coisas que necessitam ser realizadas de imediato ou caso contrário, o dano será muito maior e existem coisas que podem ser realizadas ao longo da semana. Tenha tranqüilidade, tenha um tempo para cada coisa: pra você, pra sua família, pros seus amigos, pro seu trabalho e até pra não fazer nada, ficar de perna pro ar. Como? Bom senso e equilíbrio. Se Deus fez o universo e as coisas que existem nele em sete dias e ainda descansou no último dia, você quer se sair melhor? Você acabou de dizer aí que não consegue? Então, talvez você precise de ajuda profissional. Que tal Yoga, técnicas orientais de relaxamento, terapias alternativas, sei lá, procure algo que lhe dê prazer, o importante é não se acomodar com a velha frase: "Eu nasci assim, eu cresci assim... ( Síndrome de Gabriela) ou pau que nasce torto, morre torto", Não concordo. Procure viver melhor, a vida é muito bela. O assunto não acabou, vai render muito ainda, está ansioso por esperar!? Até breve.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Olha a Dengue.
















As chuvas vão e voltam nesta época do ano e com elas a Dengue vai e volta num ritmo pluviométrico. As campanhas de combate à Dengue começam a se intensificar já que a doença envolve e muito a mobilização e educação da população como um todo. Ela ataca pobres e ricos, alfabetizados ou não, e tem se tornado cada vez mais preocupante. Existem quatro sorotipos do vírus. No Brasil temos os tipos: 1, 2 e 3 . O tipo 4, já anda nos rondando pela Venezuela e adjacências. As epidemias vêm se tornando mais graves, devido à infectividade do próprio vírus, da falta de participação da população e do descaso de algumas autoridades públicas. O médico é o melhor canal para diagnosticar a doença e suas complicações. Os primeiros sintomas incluem cefaléia, febre, dor pelo corpo, dor atrás dos olhos, dor nas juntas, manchas vermelhas pelo corpo e com menor proporção: náuseas, vômitos, diarréia, além de fenômenos hemorrágicos. Medicações nesta fase, somente Dipirona e Paracetamol, além de muito líquido. Os exames específicos só se tornam positivo a partir do 6º dia, quando o quadro inflamatório já se instalou, ou seja, temos que agir e ficar atentos antes do diagnóstico definitivo. Atentos, isto mesmo, pois as complicações começam a partir deste momento. A febre desaparece em torno do 6º dia, quando já desgastados ,nos sentimos mais aliviados. Mas, atenção, os fenômenos de Choque surgem aí, fique atento à sudorese profusa, taquicardia, aumento da freqüência respiratória, queda do estado geral e da consciência, diferença maior que 20 mmHg na pressão arterial (deitada e de pé), dores abdominais importantes e até piora da função gastrointestinal (vômitos e diarréia).Nesta fase o acompanhamento em uma Unidade de Saúde é importante, assim como a reposição de líquidos intra-venosos e exames laboratoriais. Quanto aos fenômenos hemorrágicos, uma parte pode apresentar aumento do fluxo menstrual sem causas anteriores, sangramentos de gengiva, nasal e urinário, este muitas vezes microscópico, só detectado na Rotina de Urina. A Prova do Laço que deve ser realizada pelo seu médico é o primeiro exame clínico que avalia a presença de alterações da coagulação sanguínea, lembrando que o paciente pode ter prova do laço positiva e queda das plaquetas no exame de sangue sem necessariamente apresentar fenômenos de hemorragia, mas, é a partir daí que a atenção redobra, triplica. Seu médico ou serviço de saúde sabe o que deve ser feito e interpretar as várias nuances da doença. O que você precisa fazer é cuidar bem das suas plantas, das calhas d'água, do lixo, da piscina abandonada, da vasilha d'água do cachorro e até de uma tampinha de refrigerante jogada no quintal. Além, é claro, de ficar atento aos sintomas da doença e procurar imediatamente a orientação médica. O diagnóstico e atuação precoce são a chave do sucesso e da sobrevivência. Até breve e boa faxina!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

PSA. Dá pra confiar?















Não, talvez, quem sabe? Muitos homens quando vão ao consultório sempre pedem para acrescentar no seu check-up o exame de sangue da próstata: PSA. Tudo bem, tal exame é válido e já demonstra certo cuidado preventivo. Mas, quando indagados sobre a visita ao urologista regularmente e se têm se submetido ao toque prostático, alguns desconversam, e outros declaram que nunca fizeram e por ai vai. Cuidado, não confie plenamente no PSA! Este exame não é um marcador tumoral, ou seja, ele não avalia se o paciente pode ou não estar com câncer na próstata. Ele é um marcador natural da próstata e ele aumenta quando a mesma está popularmente conhecida como "inchada". Lembro a você que a patologia que mais afeta a próstata é a Hiperplasia Prostática Benigna, ou seja, próstata crescida, que leva até obstrução da uretra com dificuldades progressivas para urinar. Nós, eu me incluo no público alvo, podemos ter problemas de próstata com PSA até normal. É lógico que podemos encontrar câncer na próstata com PSA alterado, o que muitas vezes é o primeiro indício que algo está errado. Se você já anda na casa dos 50 anos, pense no seu controle urológico pelo menos anualmente, e mais ainda, se tem um parente de primeiro grau: pai ou irmão, com câncer na próstata, seu controle deve começar por volta dos 40-45 anos. Nosso check-up masculino inclui PSA, toque prostático e até ultrasom da pelve. Não se assuste com o toque, o exame é rápido e indolor e em nada desmereceu a minha masculinidade até hoje, sou bem resolvido. Rsrsrsrsrs. Um forte abraço e até breve!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dor no peito, Gases?
















Olá.
É muito comum no dia-a-dia do consultório atender pessoas com queixas de dor no peito de caráter contínuo, que piora com a respiração, bem como, com a movimentação do tórax, e que causam grande desconforto. Bem, tais dores apresentam um caráter diferente de uma doença cardíaca. Diagnóstico em medicina é um somatório de evidências clínicas, laboratoriais e de imagens, quando necessário. Uma maneira prática de tentar decifrar o diagnóstico de uma dor torácica de origem músculo-esquelético é apalpando seu tórax. Caso você consiga reproduzir a referida dor, preste atenção, reproduzir, ou seja, você se toca e a dor aparece em clara evidência. Esta dica serve para tranqüilizar os mais ansiosos que possam estar achando que estão tendo um problema cardíaco. Isto poderá lhes permitir maior segurança para procurar um médico ou um serviço de saúde para ser medicado e se for o caso até se submeter a outros exames. Há varias possibilidades diagnósticas em tais situações: crise herpética, distensão e/ou inflamação na musculatura, pericardite, pleurite, hérnia diafragmática, espasmos esofageanos e até a própria angina do coração, etc. Complicou não é? Fique calma, a informação acima é pra você ter mais controle da situação até procurar uma assistência e não visa substituir a intervenção de um profissional, pois, somente ele poderá avaliar com precisão e optar pela melhor alternativa de tratamento e segmento. O título é proposital, não acredite que suas dores no peito sejam simplesmente gases. Elas podem não ser graves, mas merecem atenção, isto tem salvado vidas. Um caloroso abraço e até breve.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

A Velhice Que Se Quer Ter!!!
















Olá.
Algumas semanas atrás andava por uma rua de Belo Horizonte/MG e pude observar um senhor com idade entre 60-70 anos atravessando a rua. Ele deveria pesar uns 140 kg, por baixo. Quando andava a barriga jogava para um lado e o joelho "falseava" para o outro. E felizmente, os carros foram pacientes com ele e a esposa que o acompanhava dando-lhe o braço. Fiquei a pensar, o que levou aquele senhor a essa situação? Julgar é muito difícil e acabamos cometendo injustiça na maioria das vezes, mas, as coisas têm de ser desta forma? Acredito que não! A velhice pode e precisa de dignidade, coisa que falta a muitos de nossos sexagenários e ai vai... Como ter dignidade na velhice? Dependerá do estilo de vida na juventude, certo?Ok! Nós seremos os velhos dos jovens que fomos. Todos nós temos liberdade de escolha. Quer ser sedentário? Direito seu; quer exagerar na comida e na bebida? Direito seu; quer ser inconseqüente com suas doenças? Direito seu; quer dormir pouco? Direito seu; quer levar a vida com amargura? Agora, se você quer uma velhice mais digna, trabalhe para isto. Como? Ah! Vejamos: experimente levantar mais cedo e fazer uma caminhada de uns 30 minutos, não se esqueça do seu check-up antes. Procure comer menos, nós sobrevivemos com até 1/3 do que comemos, pessoas com baixo gasto calórico, viu? Beba menos, o excesso de álcool, faz mal para o coração, cérebro, fígado, etc., Durma de 6 a 8 horas por noite. Quanto às suas doenças, tome seus medicamentos corretamente, faça seus exames e visite seu médico regularmente. Seja pra cima, veja a vida e seus percalços com bom humor e elegância, a amargura mina nossas forças e a capacidade de reagir e procurar por uma vida melhor. Ok?Para finalizar, mudo a pontuação inicial do texto e você decide: Qual a Velhice que se quer ter???. Um grande e fraternal abraço.
Aguarde nossos próximos assuntos.

domingo, 16 de novembro de 2008

A Beleza da Mulher.















Olá, na estréia de meu Blog, gostaria de comentar sobre um acontecimento que me chamou atenção recentemente. Fui procurado por uma mulher de cerca de 40 e poucos anos que gostaria de tomar remédio para emagrecer. Ela realmente estava fora de forma, mas, outras coisas me chamaram a atenção: o descuido exacerbado com a aparência, o cabelo, a pele e os sinais visíveis de baixa auto-estima. Ter perfil para tais medicações é uma coisa. Mas, basta tomar remédio para emagrecer para se conquistar o que falta no dia-a-dia? Acredito que não e, talvez, ela ache que sim! Muitas pessoas acreditam que podem conquistar a beleza e autoestima com uma simples cápsula de medicamento. Ora, assim é muito fácil, quase milagre, e milagre não se compra na farmácia. Se você deseja a beleza, a sensualidade, a boa aparência, o respeito e a consideração de outras pessoas e de si mesma, você precisa de algo mais que uma cápsula de medicamento. Vou enumerar o que acho ser o caminho a ser percorrido, pode parecer difícil, mas não é, depende de boa vontade. Beleza é fruto de:
1- Uma roupa bacana, não precisa ser cara, que tenha um bom caimento.
2- Um acessório adequado, ex: um brinco, um colar, etc., que combine com sua roupa e sua personalidade.
3- Um perfume agradável. Que estimule os seus sentidos e, quem sabe, das pessoas queridas.
4- Um creme que torne sua pele aveludada e macia.
5- Uma maquiagem sóbria e singela.
6- Uma(s) sessão (ões) de drenagem linfática e/ou massagem redutora.
7- Uma atividade física regular, como forma de manter sua silhueta corporal. Descubra o que você gosta: academia, natação, hidroginástica, caminhadas, corridas, danças,...
8- Uma reeducação alimentar. Corte os erros alimentares. Como de tudo um pouco, mas lembre-se que os excessos significam maior ingestão de calorias e, consequentemente, maior formação de massa gorda/ gordura. Priorize alimentos de real valor nutritivo, como as frutas, legumes, verduras e proteínas de soja, peixe, frango e, porque não, carnes magras e em pequenas quantidades. Seja sábio pra se alimentar, radicalismo não funciona.
9- Não fume ou utilize substâncias ilicítas.
10- Tudo isto, de nada vale, se você não cultivar uma atitude altruísta, pra cima, confie em você, nas suas qualidades, no que tem de bom dentro do seu coração.
Lembre-se: a felicidade está dentro de você e não em uma cápsula de medicamento.