terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Humana ou Resfriado.
















Antes de mais nada vamos conceituar Gripe. Doença causada pelo vírus Influenza, Ortomixovirus, aquele mesmo responsável pela Gripe Espanhola e Asiática e que foi responsável por milhões de mortes na ocasião. Os sorotipos identificados são os tipos A,B e C. O Resfriado é de caráter mais brando e causado por vários outros vírus como Rinovírus, Coronavírus, Parainfluenza, Sincicial, Enterovírus e Adenovírus. Isto por si só explica porquê muitas pessoas dizem que apesar da Vacina contra Gripe acabam gripando, a vacina é focada no vírus Influenza e não para os vírus do resfriado comum.

Sinais e sintomas da Gripe: Febre alta, dores pelo corpo, de cabeça, de garganta, tosse, mal estar, fraqueza, adinamia, calafrios, olhos vermelhos e lacrimejantes. Crianças podem apresentar gânglios no pescoço, diarréia e vomitos. Dura até 7 dias. Pode complicar com Pneumonia.
Sinais e sintomas do Resfriado: Mais brando que a Gripe, dura entre 2 a 4 dias, acompanhado de Febre mais baixa ou ausente, congestão nasal, nariz escorrendo, tosse e rouquidão, mal estar, mialgia, cefaléia. Pode complicar com Otite, Sinusite e Bronquite dependendo do tipo de vírus envolvido.
Diagnóstico diferencial: Rinite alérgica, aquele nariz que vive escorrendo, com coceira e congestionado, neste caso nao observamos febre, na presença desta a Rinite está complicando.
Modo de transmissão: Contato direto com as secreções respiratórias através de tosse, espirro e respiração. Contato indireto com objetos contaminados com estas secreções e quando do toque na boca, olhos e narinas. Normalmente entre humanos, podendo ser adquirida de aves e suínos. No momento oportuno vamos falar sobre a Gripe Aviária e a Gripe Suína.
Periodo de Incubação:1 a 4 dias.
Período de Contaminação: De 2 dias antes a 5 dias após o aparecimento dos sintomas.
Grupo de risco: Idosos e portadores de doenças crônicas como diabetes, cardiopatias e doenças dos pulmões e rins.
Prevenção: Vacina contra a Gripe/ Influenza. Lembrando que ela deve ser repetida anualmente, pois os sorotipos prevalentes do vírus mudam regularmente e quem tem alergia a ovo pode ter reações alérgicas, sendo que as reações mais comuns e raras sao dor no local da aplicação, vermelhidão e enduração nas primeiras 72 horas; raramente febre, dores musculares e nevralgia.
Tratamento: Sintomáticos, repouso, hidratação e alimentação leve; antivirais e antibióticos se for o caso.
Cuidados gerais: Lavar sempre as mãos potencialmente contaminadas por secreções, usar lenço de papel descartável, tampar a boca e o nariz com lenço ao tossir e espirrar, repouso em casa na fase de transmissão da doença, evitar aglomerações de pessoas e locais fechados, hábitos de vida saudáveis. Durante epidemias ou pandemias cuidados outros deverão ser adicionados aos citados(vide texto sobre gripe aviária e suína).

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Uaimii - MG
















Uaimii

Você conhece? Rio das Velhas! Está é a tradução indígena do nome. Uaimi significa Velha e o último “i” Rio, daí o nome Rio das Velhas, que pela lenda se deve a presença de muitos índios idosos quando da chegada dos Bandeirantes a região. Estes eram liderados por Fernão Dias Paes, cujo genro, Borba Gato é considerado fundador de Sabará, que reporta a região de Sabarabuçu, com significado de “Grande braço do pai” no caso grande braço seria o rio Sabará e pai o rio das Velhas ou “Pedra grande reluzente” alusão a Serra da Piedade.

Sua nascente é na Cachoeira das Andorinhas em Ouro Preto, possui uma extensão de cerca de 800 km e sua foz é em Barra do Guaicui, no município de Várzea da Palma. Passa por varias cidades como Rio Acima, Nova Lima, Raposos, Sabará, Santa Luzia, Lagoa Santa, Santana do Pirapama, Lassance, Várzea da Palma, além de outras. Possui vários rios afluentes como o Ribeirão Arrudas e do Onça, que são esgotos de Belo Horizonte, o rio Sabará e mais algumas dezenas.

Sua história de ocupação começa no século XVII com a chegada dos Bandeirantes a procura de ouro que foi seguida pela exploração de minério de ferro, com o esgotamento econômico do primeiro, atualmente vive da exploração do mineral ferroso, mas já vem tendo um viés turístico, que na minha opinião ainda é muito acanhado. Sua Bacia hidrográfica se divide em alta voltada para mineração e media e baixa voltadas para a agropecuária.

Uma de suas características é a cor avermelhada devido a resíduos de minério de ferro e ao assoreamento de suas margens, sendo estas e a ocupação desordenada as principais causas de sua degradação. Numa tentativa de revitalização o Projeto Manuelzão, inspirado no vaqueiro de Guimarães Rosa e ligado a UFMG deseja e trabalha para que a vida e a saúde voltem ao rio e as suas encostas... Todo sucesso do mundo pra vocês.

terça-feira, 14 de abril de 2009

O Fenômeno




















Você é candidato a fenômeno? Então aja como tal. Esta semana atendi 2 jovens atletas: um de 23 e outro com 16 anos, e como as coisas acontecem aos pares vale a pena abordar o tema. O mais velho se diz “velho”, acabado para o futebol e vai trilhar o caminho da metalurgia com os cursos técnicos que tem na bagagem. O mais novo ainda tem expectativa de sucesso. O primogênito da história já jogou nas categorias de base do Grande Cruzeiro Esporte Clube, do Atlético e passou pelo Palmeiras, diz, que a imaturidade acabou com sua carreira, não se adaptou às rotinas dos clubes e chegou a brigar com o preparador.

O caçula em 45 dias esteve por duas vezes sob meus cuidados médicos com problemas de garganta, a última, segundo a mãe, culpa do Axé. Se você realmente sonha com o estrelato, o sucesso, a fama e o reconhecimento universal muita coisa tem de ser feita. Isto já não é mais carreira é super-carreira. Grandes atletas, modelos e até cientistas começaram a escrever sua história bem mais cedo que a maioria de nós.

Comportamentos adequados, dedicação milimétrica, muito conhecimento, ralação nos treinos e prioridades muiiiiito bem definidas. Carreira pode ser construída em várias fases da vida, eu que o diga, consegui construir uma depois de 22 anos de formado. Agora, se deseja ser referência científica, de beleza ou de habilidade esportiva temos de comportar como tal.Não adianta ir pro Axé e querer jogar no Vila Nova no dia seguinte, tem de dormir cedo, comer bem, treinar bastante, estudar com afinco, ou seja, atitude de profissional e hoje o que se observa é a precocidade de inicio destas carreiras grandiosas, lembra, o primeiro paciente aos 23 anos já se considerava velho, no meu time ele é titular, o segundo ainda não tinha se dado conta que seu tempo vinha passando.

Tudo muito chato, pode ser, depende de seus planos e sonhos, se quiser ser um fenômeno em qualquer área tem de pegar a oportunidade e abraçar, se quiser ter uma carreira comum, com menos esforço dá pra levar... Mas, Fenômenos erram? Sim!... Manter tudo isto é outra história ,para outra reflexão.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Toxoplasmose




















Doença causada pelo protozoário da espécie Toxoplasma gondii.

Que pode ser adquirido de várias maneiras, sendo elas:
Congênita quando a mãe infecta o feto e ele nasce com a doença.
Através de alimentos contaminados, carne crua (porco e carneiro) além de utensílios domésticos contaminados por esta carne.
Por transmissão de animais domésticos. O gato elimina o parasita em suas fezes que pode ser ingerido diretamente ou através de água e alimentos contaminados.
Outras mais raras seriam por transfusões sanguíneas e transplantes de órgãos.
Não há transmissão entre humanos adultos.

Possíveis manifestações da doença:

Assintomáticos: Seriam aqueles portadores do parasita e sem sinais ou sintomas aparentes ou oligossintomáticos, ou seja, discretos sintomas, que não são específicos da doença e participam de várias outras patologias.

Neurológicos: convulsão, febre, confusão mental, irritabilidade, cefaléias, rigidez de nuca, etc.

A grávida com contaminação recente e dependendo do tempo de gravidez pode levar o feto a cegueira, retardo mental, macrocefalia, além de aborto e natimorto. A mulher previamente infectada que possui resistência imunológica pode proteger o feto.

Sintomas mais comuns: Febre, manchas pelo corpo, cansaço, dores no corpo, ínguas/ linfadenites no pescoço e outras regiões, lesões na retina com até perda da visão, artralgias, hepatoesplenomegalia, dor de garganta, pneumonite, miocardite, etc.

O tratamento é específico com antibióticos e voltado para outras doenças que possam estar também presentes, como a AIDS.

Cuidados a serem observados:
Cuidado ao manipular fezes de gatos.
Higiene das mãos e utensílios da cozinha com rigor.
Cuidado com carnes cruas e alimentados mal lavados.
Faça seu pré-natal com todo carinho.