Doença causada pelo protozoário da espécie Toxoplasma gondii.
Que pode ser adquirido de várias maneiras, sendo elas:
Congênita quando a mãe infecta o feto e ele nasce com a doença.
Através de alimentos contaminados, carne crua (porco e carneiro) além de utensílios domésticos contaminados por esta carne.
Por transmissão de animais domésticos. O gato elimina o parasita em suas fezes que pode ser ingerido diretamente ou através de água e alimentos contaminados.
Outras mais raras seriam por transfusões sanguíneas e transplantes de órgãos.
Não há transmissão entre humanos adultos.
Possíveis manifestações da doença:
Assintomáticos: Seriam aqueles portadores do parasita e sem sinais ou sintomas aparentes ou oligossintomáticos, ou seja, discretos sintomas, que não são específicos da doença e participam de várias outras patologias.
Neurológicos: convulsão, febre, confusão mental, irritabilidade, cefaléias, rigidez de nuca, etc.
A grávida com contaminação recente e dependendo do tempo de gravidez pode levar o feto a cegueira, retardo mental, macrocefalia, além de aborto e natimorto. A mulher previamente infectada que possui resistência imunológica pode proteger o feto.
Sintomas mais comuns: Febre, manchas pelo corpo, cansaço, dores no corpo, ínguas/ linfadenites no pescoço e outras regiões, lesões na retina com até perda da visão, artralgias, hepatoesplenomegalia, dor de garganta, pneumonite, miocardite, etc.
O tratamento é específico com antibióticos e voltado para outras doenças que possam estar também presentes, como a AIDS.
Cuidados a serem observados:
Cuidado ao manipular fezes de gatos.
Higiene das mãos e utensílios da cozinha com rigor.
Cuidado com carnes cruas e alimentados mal lavados.
Faça seu pré-natal com todo carinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário