terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe Humana ou Resfriado.
















Antes de mais nada vamos conceituar Gripe. Doença causada pelo vírus Influenza, Ortomixovirus, aquele mesmo responsável pela Gripe Espanhola e Asiática e que foi responsável por milhões de mortes na ocasião. Os sorotipos identificados são os tipos A,B e C. O Resfriado é de caráter mais brando e causado por vários outros vírus como Rinovírus, Coronavírus, Parainfluenza, Sincicial, Enterovírus e Adenovírus. Isto por si só explica porquê muitas pessoas dizem que apesar da Vacina contra Gripe acabam gripando, a vacina é focada no vírus Influenza e não para os vírus do resfriado comum.

Sinais e sintomas da Gripe: Febre alta, dores pelo corpo, de cabeça, de garganta, tosse, mal estar, fraqueza, adinamia, calafrios, olhos vermelhos e lacrimejantes. Crianças podem apresentar gânglios no pescoço, diarréia e vomitos. Dura até 7 dias. Pode complicar com Pneumonia.
Sinais e sintomas do Resfriado: Mais brando que a Gripe, dura entre 2 a 4 dias, acompanhado de Febre mais baixa ou ausente, congestão nasal, nariz escorrendo, tosse e rouquidão, mal estar, mialgia, cefaléia. Pode complicar com Otite, Sinusite e Bronquite dependendo do tipo de vírus envolvido.
Diagnóstico diferencial: Rinite alérgica, aquele nariz que vive escorrendo, com coceira e congestionado, neste caso nao observamos febre, na presença desta a Rinite está complicando.
Modo de transmissão: Contato direto com as secreções respiratórias através de tosse, espirro e respiração. Contato indireto com objetos contaminados com estas secreções e quando do toque na boca, olhos e narinas. Normalmente entre humanos, podendo ser adquirida de aves e suínos. No momento oportuno vamos falar sobre a Gripe Aviária e a Gripe Suína.
Periodo de Incubação:1 a 4 dias.
Período de Contaminação: De 2 dias antes a 5 dias após o aparecimento dos sintomas.
Grupo de risco: Idosos e portadores de doenças crônicas como diabetes, cardiopatias e doenças dos pulmões e rins.
Prevenção: Vacina contra a Gripe/ Influenza. Lembrando que ela deve ser repetida anualmente, pois os sorotipos prevalentes do vírus mudam regularmente e quem tem alergia a ovo pode ter reações alérgicas, sendo que as reações mais comuns e raras sao dor no local da aplicação, vermelhidão e enduração nas primeiras 72 horas; raramente febre, dores musculares e nevralgia.
Tratamento: Sintomáticos, repouso, hidratação e alimentação leve; antivirais e antibióticos se for o caso.
Cuidados gerais: Lavar sempre as mãos potencialmente contaminadas por secreções, usar lenço de papel descartável, tampar a boca e o nariz com lenço ao tossir e espirrar, repouso em casa na fase de transmissão da doença, evitar aglomerações de pessoas e locais fechados, hábitos de vida saudáveis. Durante epidemias ou pandemias cuidados outros deverão ser adicionados aos citados(vide texto sobre gripe aviária e suína).

Nenhum comentário: