terça-feira, 5 de maio de 2009

Gripe Aviária.
















É causada pelo virus Influenza, sorotípo H5N1, havendo outros como o H5N2, H7 e H9.

Transmissão: Aves migratórias contaminam aves domésticas e estas passam a eliminar o vírus em suas secreções contaminando diretamente as pessoas ou indiretamente através de utensílios de manuseio, fezes, carcaças de animais mortos, etc. Humanos podem manter a disseminação da doença através do contato interpessoal dos envolvidos. O vírus sobrevive bem em baixas temperaturas e nao resiste bem a fervura, por exemplo acima de 60 graus por 30 minutos e a desinfetantes químicos.

Sinais e sintomas nas aves: Tosse, espirro, fraqueza; edema da barbela, crista, juntas e pernas; hemorragia nos músculos, dificuldade para andar, morte súbita em grande número de aves, diminuição na postura de ovos e pneumonia. Os primeiros sintomas podem surgir de 1 a 14 dias após a contaminação e a eliminação do virus nas aves domésticas se dá por até 10 dias e nas aves silvestres por até 30 dias. Elas desenvolvem resistência ao vírus a partir destes períodos e nao se mantém infectantes por toda a vida.

População de risco: Trabalhadores de Granjas, fazendas e abatedouros de aves. Lembrando a importançia do uso rigoroso de uniformes adequados e higienização rigorosa das mãos e utensílios de trabalho e particulares em contato com o ambiente. Isto é veículos, calçados, ferramentas, bebedouros, roupas, etc.

No que tange ao ser humano, os sinais e sintomas e cuidados são os já relatados no texto para a Gripe ou Influenza em Humanos(vide).

Nenhum comentário: