Esta nova versão do vírus Influenza, H1N1, vem aterorrizando as pessoas no mundo com a possibilidade de se tornar a mais nova pandemia de gripe da história, o que nos faz lembrar da Gripe Espanhola, também, causada por vírus semelhante e que matou milhões de pessoas no início do século passado.
Transmissão: Através da tosse e espirro de pessoas infectadas e por contaminação da mão e utensílios pelas secreções das mesmas. Não se adquire o vírus ingerindo alimentos de carne suína bem cozidos. Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem lavar as mãos.
Sinais e sintomas: Febre repentina e alta, dores musculares e nas articulações, cefaléia, tosse e dificuldades respiratórias.
Grupo de risco: Cuidadores e contactantes de pessoas sabidamente contaminadas, viajantes provenientes de áreas comprovadamente com a doença e que tiveram contanto com doentes nos últimos 10 dias. Frequentadores de locais fechados e com pouca ventilação natural nas áreas de risco.
Aparecimento dos primeiros sintomas: 3 a 7 dias após a contaminação.
Vacinação: Não existe até o presente momento. A vacina para Influenza humana não imuniza contra o H1N1 por conter vírus atenuado para outros sorotípos.
Confirmado hoje (07-04-2009) 4 casos da doença no Brasil, todos de brasileiros que estiveram na América do Norte recentemente.
29-07-2009 O vírus apresenta livre circulação pelo país e já há mais de 40 casos de óbitos registrados.
Maiores detalhes sobre a gripe no homem vide o texto "Gripe Humana ou Resfriado".
Nenhum comentário:
Postar um comentário