quinta-feira, 16 de abril de 2009

Uaimii - MG
















Uaimii

Você conhece? Rio das Velhas! Está é a tradução indígena do nome. Uaimi significa Velha e o último “i” Rio, daí o nome Rio das Velhas, que pela lenda se deve a presença de muitos índios idosos quando da chegada dos Bandeirantes a região. Estes eram liderados por Fernão Dias Paes, cujo genro, Borba Gato é considerado fundador de Sabará, que reporta a região de Sabarabuçu, com significado de “Grande braço do pai” no caso grande braço seria o rio Sabará e pai o rio das Velhas ou “Pedra grande reluzente” alusão a Serra da Piedade.

Sua nascente é na Cachoeira das Andorinhas em Ouro Preto, possui uma extensão de cerca de 800 km e sua foz é em Barra do Guaicui, no município de Várzea da Palma. Passa por varias cidades como Rio Acima, Nova Lima, Raposos, Sabará, Santa Luzia, Lagoa Santa, Santana do Pirapama, Lassance, Várzea da Palma, além de outras. Possui vários rios afluentes como o Ribeirão Arrudas e do Onça, que são esgotos de Belo Horizonte, o rio Sabará e mais algumas dezenas.

Sua história de ocupação começa no século XVII com a chegada dos Bandeirantes a procura de ouro que foi seguida pela exploração de minério de ferro, com o esgotamento econômico do primeiro, atualmente vive da exploração do mineral ferroso, mas já vem tendo um viés turístico, que na minha opinião ainda é muito acanhado. Sua Bacia hidrográfica se divide em alta voltada para mineração e media e baixa voltadas para a agropecuária.

Uma de suas características é a cor avermelhada devido a resíduos de minério de ferro e ao assoreamento de suas margens, sendo estas e a ocupação desordenada as principais causas de sua degradação. Numa tentativa de revitalização o Projeto Manuelzão, inspirado no vaqueiro de Guimarães Rosa e ligado a UFMG deseja e trabalha para que a vida e a saúde voltem ao rio e as suas encostas... Todo sucesso do mundo pra vocês.

Nenhum comentário: