quinta-feira, 25 de junho de 2009

Yoga
















É com grande freqüência que sugiro aos meus pacientes a pratica de Yoga e outras técnicas de relaxamento como Tai Chi Chuan, já que dores pelo corpo são queixas comuns no consultório médico. Quando abordamos tais pacientes observamos relatos de ritmo de vida estressante, correrias desenfreadas, multi-tarefas no cotidiano; sono não reparador acordam pela manhã como se não tivessem dormido nada ou até tomado uma surra; irritabilidade, mal humor freqüente, outros sintomas psicofísicos podem estar presente; além de vícios de conduta como fumo, etilismo exagerado e sedentarismo. É lógico que há outras técnicas, que além de relaxamento, alongamento e fortalecimento muscular podem ser utilizadas, como Pilates e RPG. Quanto a Yoga existem vários ramos, lendo uma reportagem, tive uma pequena introdução das variantes, que assim pode nos ajudar a escolher a que melhor se adéqua as nossas necessidades e condições físicas. Não sem antes conversar com seu médico para avaliar a indicação e com um profissional da Yoga para tirar suas dúvidas e ver se você tem condições de praticar aquela modalidade.

Hatha Yoga:
É a tradicional; mais lenta, prioriza respiração, relaxamento e meditação; equilíbrio entre força e flexibilidade. Possui grau de dificuldade baixo. Pessoas que gostam de ritmos mais agitados talvez não se adéqüem.

Ashtanga Yoga:
Trabalha muito força e flexibilidade, exige maior esforço muscular e gasto energético. Possui grau de dificuldade alto. É mais indicada para pessoas com um bom preparo físico prévio.

Power Yoga:
É uma mescla de estilos e bem atlética, voltada para a força muscular e flexibilidade, com técnicas de meditação e relaxamento. É boa para quem quer perder peso, ganhar músculos e ter um momento de relax. Lembre-se ritmo bem puxado.

Vinyasa Yoga:
Semelhante a Asthanga, de grau médio de esforço, exige agilidade e força, diferencia por não apresentar sequências fixas nos exercícios e mais moderna por ter assimilações ocidentais, como música pop ou lounge.

Iyengar Yoga:
De sustentação, trabalha postura e alinhamento, utilizando de argolas, almofadas, blocos, etc. Não inclui meditação e nem relaxamento. Grau médio de esforço e exige força.

Kundalini Yoga:
Esta eu pratiquei por um curto espaço de tempo. Voltada para o consciente, a postura e com exercícios respiratórios, que exigem um certo esforço. Possui grau baixo de dificuldade.

Nenhum comentário: