Muitas pessoas estão confundindo gripe com resfriado e gripe comum com gripe suína. É preciso saber a diferença entre essas doenças para se evitarem pânico, corridas a ambulatórios médicos e pedidos de licença desnecessários.
A prevenção ainda é a maior arma contra a propagação da doença e as medidas são simples: lavar freqüentemente as mãos com água e sabão; seguir a etiqueta de tosse - ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com o antebraço ou com um lenço de papel descartável; não compartilhar utensílios e alimentos, inclusive toalha de rosto; evitar contato íntimo com outras pessoas (abraços, beijos); manter portas e janelas sempre abertas para a boa circulação do ar; manter disponível sabonete, álcool gel e papel toalha; evitar eventos em auditórios e aglomerações; colocar máscara em quem apresentar o sintoma, mantendo a pessoa sintomática isolada e quem fizer o manejo do sintomático deve, sempre que possível, usar máscara e imediatamente lavar as mãos ou usar o álcool gel.
É considerado caso suspeito de síndrome gripal por Influenza A, a pessoa com doença aguda (duração máxima de cinco dias), apresentando febre (ainda que referida), acompanhada de tosse ou dor de garganta, na ausência de outros DIAGNÓSTICOS.
Caso suspeito de doença respiratória aguda grave acontece quando o indivíduo de qualquer idade tem doença respiratória aguda, caracterizada por febre superior a 38° C, tosse e dispnéia, acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais. Alguns sinais e sintomas que indicam a doença respiratória aguda grave devem ser observados: aumento da freqüência respiratória - maior do que 25 irpm (inspirações ou respirações por minuto) e hipotensão em relação à pressão arterial habitual do paciente (a pressão abaixa). Em crianças, além dos itens acima, deve ser observado também: batimentos de asa de nariz, cianose (pontas dos dedos e lábios roxos), tiragem intercostal, desidratação e inapetência. "é importante salientar que o tratamento dos pacientes com síndrome gripal, seja leve ou grave, não depende do resultado do exame".
A indicação do antiviral segue normas do protocolo de enfrentamento do Ministério da Saúde.
Gripe x resfriado
Gripe x resfriado
A gripe comum tem sintomas bem parecidos com os de resfriado, caracterizados por dificuldades respiratórias, que provocam congestão nasal, tosse, rouquidão, febre, dor muscular e de cabeça e mal-estar. É considerado, no entanto, uma doença mais leve, apesar de poder ocorrer complicações, como otites, sinusites e bronquites. Outra diferença importante é que a gripe é causada somente por um tipo de vírus, o Influenza, que possui três subtipos A, B e C (o A e o C podem ocasionar também doenças em animais). Já o resfriado pode ser provocado por outros vírus. Além disso, na gripe, o quadro clínico costuma ser mais grave que o resfriado, e o vírus Influenza sofre mutações freqüentes.
Gripe Comum X Influenza A
Gripe Comum X Influenza A
Os sintomas da gripe comum e da Influenza A (H1N1) também costumam ser parecidos, sendo as duas caracterizadas por febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações e coriza (nariz escorrendo). Elas, no entanto, são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza.
A Influenza ou Gripe A (H1N1) é uma doença respiratória aguda, altamente contagiosa de pessoa para pessoa, causada por um novo subtipo do vírus Influenza que teve origem na recombinação genética do vírus de origem suína, humana e provavelmente aviária.
Surto
Surto
Surto de Síndrome Gripal é um dos termos usados quando se fala em Influenza A (H1N1). É considerado um surto quando ocorrem três ou mais casos suspeitos em ambientes fechados ou restritos no intervalo de até cinco dias após a data do início dos sintomas.
Sites relacionados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário