quarta-feira, 23 de setembro de 2009

É preciso saber beber, saber beber...
















Foi publicado no guia veja de 16 de setembro...


Estudos apontam para uma queda em torno de 26% no risco de doenças cardiovasculares entre homens que consomem até 30 gramas de álcool por dia – o que equivale a uma lata de cerveja ou a uma taça de vinho. “Em doses moderadas, o álcool tem se mostrado eficaz na prevenção do infarto”, afirma o médico nutrólogo Edson Credidio. Acima disso, ele favorece a formação de radicais livres associados ao entupimento das artérias.

... Aos rins...

Uma pesquisa feita por cientistas finlandeses e publicada no American Journal of Epidemiology indica que aqueles que bebem uma cerveja por dia reduzem em 40% os riscos de ter pedras nos rins. “ O resultado é atribuído ao efeito diurético da bebida e a alguns de seus compostos, que inibem a eliminação de cálcio na urina”, explica Edson Credidio.

...É nutritiva...

Além dos benefícios do teor alcoólico, a cerveja é rica em nutrientes, sais minerais, antioxidantes e vitaminas do complexo B, como o ácido fólico, que previne tumores no cólon, na bexiga e nos pulmões.

...Mas dá barriga.

“Bebidas alcoólicas estimulam a produção de insulina, um hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal”, explica o endocrinologista João César Castro Soares, do Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo. “Por ter baixo teor alcoólico, a cerveja costuma ser consumida em quantidades maiores se comparada ao vinho, por exemplo, o que engorda ainda mais”, diz a nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo. Anote duas latinhas de cerveja somam 300 calorias.

Ou seja, não se encante com as vantagens da reportagem, o aumento da barriga é fator de risco para o infarto do miocárdio. Se você não consegue tomar bebida alcoólica socialmente, mesmo, ou como remédio fique longe dela. Seu malefício é muito maior para o organismo. Nota do autor do Blog.

Nenhum comentário: