Em 2010 independente do que se tem noticiado na imprensa ou através das autoridades sanitárias de Belo Horizonte, e já que possuo consultório médico na região nordeste da cidade, com toda tranquilidade, posso dizer que o aumento de casos de Dengue no meu dia-a-dia foi maior que 400% em relação há 2009. Muitos pacientes tem me perguntado o que fazer. Além dos cuidados de hidratação oral, repouso, dieta palatável e medicamentos sintomáticos como antitérmicos, antinauseas e até para o prurido (coçeira) que pode acontecer, bem como vigilância quanto aos sinais/sintomas das complicações, tenho aproveitado a ocasião e convidado os denguosos da ocasião para coordenarem a campanha contra a Dengue na sua rua em 2010 e 2011, pois não duvide ela voltará e todos precisam se mobilizar. Neste ano de 2010 tenho observado que exantema (vermelhão no corpo), mal estar e queda nas plaquetas no exame de sangue vêm acontecendo com maior frequência. Se você se sente mobilizado e interessado vai aqui várias dicas para se evitar o contágio:
- Retire os pratinhos dos vasos de plantas.
- Embalagens de plástico e vidro, copos descartáveis, latinhas, tudo que possa reter água parada deve ser colocado em saco plástico fechado e colocado para recolhimento na lixeira nos dias determinados pelo pessoal da limpeza pública.
- Mantenha sua lixeira tampada.
- Garrafas que ainda tem alguma serventia devem ser guardadas em local sêco, cobertas e de boca para baixo.
- Caixa d’água, cisternas, poços, depósito de água, tambores de obras devem permanecer fechados.
- Cuide bem das calhas, verificando entupimento ou água parada.
- Pneu entregue ao serviço de coleta de lixo ou guarde-o em local sêco e coberto.
- Piscina trate com cloro e limpe uma vez por semana.
- Laje retire ou escoe água acumulada.
- Ralos entupidos devem ser concertados, se não estiverem em uso, mantenha fechado.
- Vasilhames para água de animais devem ser lavados com bucha e sabão pelo menos uma vez por semana.
- Vasos sanitários devem ficar com a tampa abaixada, se não estiverem em uso, dê descarga uma vez por semana.
- Cacos de vidro em muro se acumularem água, quebre-os ou cubra com cimento.
- Bandeja externa de geladeira ou ar-condicionado retire a água parada e lave-os uma vez por semana.
- Bromélias que acumulam água de chuva ou quando regadas devem ser perfuradas ou retirada a água retida.
- Cascata, lago e espelho d’água decorativos devem ser limpos e tratados com cloro na proporção de uma colher de sopa de cloro por litro d’água. Peixes como guppy, beta e tilápia se alimentam de larvas do mosquito.
- Suporte de água deve ser bem lavado quando trocar a garrafa de água mineral.
- Mantenha seu quintal sempre limpo e livre de sacos plásticos, tampinhas de garrafa, casca de ovos e embalagens em geral que possam reter água.
- No caso de obras em casa ou na vizinhaça recomenda-se que as caixas d’água e cisternas fiquem fechadas. Esvazie e lave uma vez por semana os tambores que contenham água. Mantenha as caixas com água para assentamento de azulejos sempre cobertas. Seque o poço do elevador e as lajes uma vez por semana. Fure e remova da construção latas e latões.
Fonte: Encarte da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
Maiores informações sobre Dengue vide textos neste Blog: Olha A Dengue em dezembro de 2008 e Dica da semana em novembro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário