quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mariana - MG


















Em 1696, Bandeirantes chegam a um ribeirão ao qual deram o nome de ribeirão do Carmo, homenagem a padroeira do dia, Nossa Sra. do Carmo. Ali permaneceram por cerca de dois anos explorando o ouro encontrado, mas, fome e dificuldades os obrigaram a abandonarem o local. Em 1703 surge o Arraial do Ribeirão do Carmo, em 1709, após a Guerra dos Emboabas é então declarada capital da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro, ou seja, a primeira capital do futuro estado de Minas Gerais, condição que perdurou até 1720, quando a capital foi transferida para Vila Rica, hoje Ouro Preto. Primeira capital e primeira cidade planejada a época, crédito este devido ao engenheiro militar José Fernandes Pinto de Alpoim. Revitalizada podemos encontrar um acervo de casarões, igrejas e praças que demonstram toda graça e esplendor do Barroco mineiro.

O artesanato local é representando por pintura primitivista e folclórica, esculturas barrocas, tapetes e artigos em pedra-sabão que podem ser adquiridos em vários locais da cidade.

Na Semana Santa a cidade recebe a visita de milhares de turistas para a sua comemoração, com representação da Paixão de Cristo, shows, queima do Judas e as ruas ficam enfeitadas com tapetes coloridos de serragem.

Não deixe de visitar:
- Igreja Nossa Sra. do Carmo: Na mesma praça da Igreja de São Francisco de Assis, restaurada após um incêndio em 1999.
- Igreja de São Francisco de Assis, o medalhão a entrada e outros adornos são obras de Aleijadinho. A nave e sacristia possuem pinturas de mestre Ataíde, natural de Mariana, e cujos restos mortais se encontram sepultados nesta igreja.
- Catedral Basílica da Sé: Possui um órgão alemão datado de 1701 que é tocado aos domingos às 12 horas, além de ser uma das mais rica do Brasil.

Visite ainda:
- Casa de Câmara e Cadeia de 1768.
- Basílica de São Pedro dos Clérigos de 1743.
- Igreja de Nossa Sra. do Rosário dos Pretos de 1752.
- Museu Arquidiocesano de Arte Sacra em casarão de 1770.

Passeios:
- Maria-fumaça até Ouro Preto.
- Mina de ouro desativada da Passagem.

Distâncias:
- Belo Horizonte, 116 Km.
- Ouro Preto, 15 Km.

Sugestão de hospedagem:
- Pousada Contos de Minas e muitas outras.

Fonte:
- Guia Quatro Rodas 2010.
- Guia da Estrada Real.

Nenhum comentário: