quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Mieloma Múltiplo




















O Mieloma Múltiplo é um tipo de câncer que ataca os ossos e pode cursar com insuficiência renal, anemia e aumento do cálcio no sangue. Acomete preferencialmente pessoas idosas com mais de 60 anos e corresponde a 1% de todos os tipos de cânceres.

Os sintomas mais comuns são dor óssea, fadiga e infecções repetidas, fraturas ósseas repetidas vezes e mal explicadas. Para o diagnóstico além dos sintomas citados, devemos ter as alterações renais e anêmicas, bem como do cálcio que são associações à doença. Difícilmente fazemos o diagnóstico sem estes dados.

O laboratório inclui a biópsia de crista ilíaca (osso da bacia) onde temos de observar mais de 10% de plasmócitos e a presença de uma proteína específica no soro do sangue ou da urina.

Diagnóstico diferencial deve ser feito com outras gamopatias monoclonais, amiloidose, plasmocitoma solitário, leucemia, câncer metastático.

O tratamento:

O tratamento é voltado para a anemia, insuficiência renal e lises ósseas presentes, bem como os plasmocitomas extramedulares. Quimioterápicos até transplante de medula estão nas possibilidades terapêuticas.

Fonte: Rev Bras Clin Terap setembro de 2007.

Nenhum comentário: