Hemorróidas são dilatações dos vasos sanguíneos - semelhantes as varizes nas pernas - que ocorrem ao redor do ânus ou na parte inferior do reto - porção final do intestino grosso.
Podem ser internas quando acometem o reto causando sangramento ao evacuar ou externa na borda do ânus e que apresentam dor independente de evacuação.
Causas das hemorróidas: Gravidez, intestino preso, diarréia, idade. A posição bípede adotada pelo ser humano causa um aumento da pressão venosa na região, o que facilataria o surgimento das varizes.
Sintomas das hemorróidas: Muitos tem hemorróidas, nem todos sofrem com ou por ela. O sintoma mais comum da hemorróida interna é sangue vermelho vivo cobrindo as fezes e/ou sobre o papel higiênico, ou na privada. Porém, uma hemorróida interna pode projetar-se através do ânus para fora do corpo, ficando irritada e dolorida. Sintomas da hemorróida externa podem incluir inchaço doloroso ou protuberância dura ao redor do ânus resultante de hemorróida externa trombosada. Umidade ou coceira podem estar presentes.
Diagnóstico da hemorróida: É importante uma avaliação criteriosa e diagnóstico apropriado pelo clínico e/ou proctologista toda vez que houver sangramento através do ânus/reto ou sangue nas fezes, lembrando que o sangramento pode também ser sintoma de outras doenças no aparelho digestivo, incluindo câncer colorretal. O médico examinará o ânus e o reto para procurar por vasos sangüíneos inchados que indicam hemorróidas, e também fará exame retal digital com o dedo em luva lubrificada para tentar sentir anomalias. Avaliação mais precisa do reto pode ser feita através de uma retossigmoidoscopia. Para verificar outras causas de sangramento gastrintestinal, o médico pode examinar o cólon realizando uma colonoscopia.
Como tratar hemorróidas:
O tratamento das hemorróidas visa inicialmente aliviar os sintomas. Medidas para aliviar os sintomas da hemorróida incluem:
* Banho de banheira por 10 minutos com água morna várias vezes ao dia.
* Aplicação de creme ou supositório contra hemorróida por um certo tempo.
* Analgésicos e/ou anti-inflamatórios via oral.
Prevenir o reaparecimento de hemorróidas necessitará aliviar a pressão e esforço do intestino preso. O médico geralmente recomenda aumentar a ingestão de fibras e líquidos na dieta. Comer a quantidade correta de fibras e beber de seis a oito copos de líquidos (não alcoólicos) resultará em fezes mais pastosas, as quais colocaram menos pressão nas hemorróidas causadas pelo esforço de evacuar. Fontes de fibras incluem frutas, vegetais e grãos integrais. Adicionalmente poderá sugerir suplemento alimentar de fibras. Em alguns casos, é necessário que hemorróida seja tratada endoscopicamente ou com cirurgia (ligadura elástica, crioterapia, raios infra-vermelhos). Esses métodos são usados para encolher e/ou destruir o tecido hemorroidário.
Leia mais neste Blog:
- Coceira/ prurido anal - postado em 12/08/2010.
- O câncer de intestino grosso - postado em 05/08/2010.
- Diarréia de verão - postado em 21/01/2010.
- Constipação intestinal - postado em 29/05/2009.
- Doenças intestinais nos marcadores deste Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário