É uma situação comumente associada à presença de uma Hérnia de Hiato por deslizamento ou a simples incompetência do esfíncter esôfago-gástrico, o que leva a irritação do esôfago, gerando um processo inflamatório conhecido por Esofagite. Alimentos gordurosos, chocolate, álcool, fumo, estrógeno, medicamentos que atuam no sistema nervoso central, gravidez também predispõem ao refluxo. Gostaria de lembrar que um refluxo eventual pode ser normal, principalmente após uma alimentação copiosa, caso se torne freqüente, necessita de avaliação e conduta médica.
Os sintomas incluem azia que é dor na boca do estomago, pirose que é dor atrás do esterno, disfagia que é dificuldade para engolir, odinofagia que é dor de garganta, azia, o refluxo ácido pode chegar até a boca com uma sensação de amargor, náuseas, vômitos, fezes pretas, tosse crônica.
Os fatores que pioram ou mantém os sintomas seriam deitar após as refeições, comer em grande quantidade, tomar líquidos às refeições, carregar peso, usar roupas apertadas ou aumentar a pressão abdominal.
O diagnóstico é confirmado através de Rx contrastado do esôfago, algo em desuso, mas útil; Endoscopia digestiva, Esofagomanometria, Phmetria, medicina nuclear, biópsias.
As complicações possíveis seriam ulceração e estenose do esôfago, metaplasia da mucosa que seria uma modificação do epitélio que pode levar a um aumento da incidência de câncer, anemia por sangramento, emagrecimento, infecções respiratórias.
O tratamento pode ser cirúrgico ou clínico, neste utilizamos medicamentos que diminuem a acidez gastro-esofageana e medicamentos que melhoram a motilidade do mesmo.
Os cuidados são fundamentais para aliviar e evitar o agravamento dos sintomas e das lesões, sendo eles:
- Coma menos e mais vezes durante o dia, porções menores de cada vez.
- Evite comer antes de dormir.
- Não ingerir líquidos as refeições.
- Emagreça se obeso.
- Evite o fumo, o excesso de álcool, chocolates e alimentos gordurosos.
- Pratique exercícios evitando as abdominais.
- O pulo do gado seria: Levante a cabeceira da cama em torno de 10 a 15 cm isto evita o refluxo noturno. Atenção: Não adianta levantar o estrado da cama ou dormir com mais travesseiros.
- Cochilada após às refeições é complicado, se vai fazer, dê preferência por poltronas reclináveis, tipo "poltrona do papai", que mantém a cabeça mais elevada em relação ao corpo.
Um comentário:
Muito bom o texto, só quem sofre desse mal sabe o quanto é incomodo... valeu pelas dicas!! abs
Postar um comentário