Foi publicado na revista Interativa da Sociedade Mineira de Cardiologia ano 02 número 08.
Novas competências: exigências do século XXI – Sobre os desafios/ habilidades que nossos jovens precisam superar/ adquirir neste mundo globalizado. Elas se baseiam no livro “Códigos da Modernidade” de José Bernardo Toro da “Fundación Social” da Colômbia.
1- Domínio da leitura e da escrita. Ou seja, já não basta saber ler e escrever, é preciso saber interpretar o que se lê e formalizar comunicação adequada usando de palavras, números e imagens.
2- Capacidade de fazer cálculos e de resolver problemas. Ou seja, utilizar de sua capacidade de raciocínio para analisar problemas e propor soluções adequadas a cada situação.
3- Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações. Ou seja, vivemos dentro de um contexto histórico, temos de aprender a manejar os símbolos, signos, dados, códigos e outras formas de expressão da linguagem, buscando causas e conseqüências deste movimento histórico. O que certamente nos remeterá ao item 2, propor soluções.
4- Capacidade de compreender e atuar em seu entorno. Ou seja, Como vivemos em sociedade, analisar e procurar respostas para os desafios do seu mundo, atuando como verdadeiros cidadãos.
5- Receber criticamente os meios de comunicação. Ou seja, A mídia nos bombardeia a cada dia com mensagens muitas vezes indiretas, subliminares de boas e indesejáveis práticas. Aprender a tirar proveito das informações para o seu crescimento é a meta. O sucesso ou a felicidade, necessariamente, não está relacionado a marca de um automóvel ou ao fato de seu ator/atriz preferido(a) aparecer fumando, bebendo ou usando determinada grife na televisão.
6- Capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada. Ou seja, conhecimento a toda hora e toda prova, saber utilizar e bem as ferramentas que a tecnologia nos oferece e que se encontram na internet, nas bibliotecas, museus e publicações, além de outras.
7- Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo. Ou seja, nenhum homem é uma ilha, trabalhar e construir um projeto em grupo e em prol de todos, tornando melhor nossa sociedade.
P.s.: Em itálico a reprodução fiel do texto, em grafia comum, analise do autor do Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário