quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Os sete pecados capitais
















A Ira: A raiva e a agressividade exageradas. Pode depender do excesso de perfeccionismo, meticulosidade, medo de competição, insegurança, totalitarismo. Exemplo comum é aquele que parte para a agreção por palavras ou atos antes de mais nada, como forma de defesa de uma possível agreção ou questionamento.

A Gula: Literalmente os excessos de comida ou ingestas. Mas, pode ser mental ou intelectual, quando achamos que sempre precisamos de mais e mais.

A Inveja: É diferente da competição por ter um caráter negativo e destrutivo. Ambicionar o que o outro possui independente de suas reais condições. É o menosprezo pelo próximo, tanto em pensamentos como no olhar. Traz em si a injustiça.

O Orgulho: É se alto valorizar em demasia, falta de modéstia e até humildade. É achar-se melhor que os outros, minimizar colegas e pessoas no seu cotidiano.

A Avareza: É a pessoa apegada em demasia às coisas, como dinheiro, bens, jóias. É o medo da falta, o que a leva estar sempre angariando em proveito próprio, trabalhando na defensiva, com medo de lidar com a diversidade.

A Preguiça: Aversão ao trabalho, negligência, permite que algumas pessoas não acreditem na possibilidade de que todo problema tem uma solução ou um controle. Ela pode ser física, de pensamentos e/ou atitude.

A Luxúria: Busca do prazer em excesso, impulsividade exagerada, também na esfera sexual.

Fonte: Internet.

Nenhum comentário: