Do latim Sacrametum, significa juramento ou sinal de salvação. São sete os sacramentos, a saber.
- Batismo: Sacramento de iniciação cristã ocorre quando recém-nascido ou recém-convertido. Seria a cerimônia que perdoaria o pecado original e introduziria o fiel à vida católica.
- Confissão: Sacramento de cura ocorre a partir da Eucaristia e pode ser processado por toda a vida do fiel. Seria a admissão diante de um sacerdote dos pecados cometidos, que seriam perdoados mediante alguma penitência, dando a oportunidade ao católico de se arrepender e reconciliar com Jesus Cristo.
- Eucaristia: Sacramento de iniciação cristã ocorre entre os 10 e 12 anos de idade. Conhecida como comunhão, faz parte da missa, costuma ser precedida da primeira confissão e é quando se recebe a hóstia consagrada e o vinho como representações do corpo e sangue de Jesus Cristo.
- Matrimônio: Sacramento de serviço à comunhão. É o único dirigido a duas pessoas e significa o compromisso de um homem e uma mulher diante da igreja, formando assim uma família cristã. Só se admite uma vez e não pode ser desfeito.
- Ordem: Sacramento de iniciação a vida sacerdotal. Seria precedido por estudos em seminário que autoriza ao ordenado a exercer atividades de padre, todas as obrigações eclesiásticas valem a partir deste momento. Só pode acontecer por uma vez.
- Crisma: Sacramento da confirmação do batismo ocorre em torno dos 15 anos. É quando o jovem reafirma sua fé e interesse de continuar membro da igreja católica, já que seu primeiro juramento foi feito ainda recém-nascido durante o Batismo e ainda sem condições de decidir quais caminhos seguir.
- Unção dos enfermos: Sacramento de cura concedido por um padre ao enfermo. Pretende estimular a fé de quem sofre e de quem reza por ele. Pode ser feita várias vezes.
Fonte consultada: Revista Isto É, n® 2129 de setembro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário