sábado, 9 de julho de 2011

Insulinoma.

















Insulinoma é um tumor que acomete o pâncreas e secreta a insulina, hormônio responsável pelo metabolismo da glicose no nosso organismo. Cerca de 10% destes podem ser considerados malignos. A secreção excessiva de insulina em adultos geralmente é secundária a tumores pequenos e benignos das células beta do pâncreas. Apesar dos insulinomas serem os tumores mais freqüentes das células beta, sua freqüência é rara com uma incidência de 1:1.000.000. Somente 5-10% destes tumores têm um comportamento maligno com invasão local e/ou metástases à distância. Insulinomas malignos geralmente não são funcionantes e a presença de aumento da insulina está geralmente associada com lesões benignas

Os sintomas ocorrem principalmente quando em jejum prolongado como depois de acordar pela manhã ou após muitas horas sem se alimentar e poderiam se apresentar como. Lembrando que tais sintomas não são exclusivos do insulinoma.
- Hipoglicemia.
- Dor de cabeça.
- Confusão mental.
- Alterações visuais.
- Fraqueza muscular.
- Tonteira.
- Pode haver uma confusão com doenças psiquiátricas ou neurológicas.
- A hipoglicemia pode acarretar desmaios, convulsões e até o coma.
- Sudorese excessiva.
- Palpitações.
- Ansiedade, nervosismo ou pânico.
- Fome.
- Tremores excessivos.

Como diagnosticar o insulinoma:
O diagnóstico pode ser difícil. Para maior segurança devemos muitas vezes internar o paciente e deixá-lo em em jejum durante 24 a 72 horas e observarmos os sintomas apresentados e analisar o sangue para medir os valores de glicose e de insulina. Os valores muito baixos de glicose e altos de insulina indicam a presença de um insulinoma. Podemos fazer exames como a tomografia computadorizada (TAC) e a ecografia para localizar o tumor, mas às vezes é necessária uma exploração cirúrgica.

O tratamento do insulinoma é a extirpação cirúrgica.

Outros tumores podem causar sintomas de hipoglicemia como os fibrossarcomas, lipossarcomas, hepatomas, tumores carcinóides e tumores malignos do pulmão, mama, estômago e rim entre outros.60% deles acontecem nas mulheres. O insulinoma em adultos usualmente é pequeno (1-2cm) e único, sendo que os tumores maiores (>15cm) são mais freqüentes na infância. Quase todos (99%) são localizados no pâncreas, especialmente na cabeça e menos comumente na cauda.

Nenhum comentário: