domingo, 10 de julho de 2011

Tiradentes - MG.


















A cidade de Tiradentes nasceu em 1702 como Arraial da Ponta do Morro, construída por Bandeirantes paulistas.  Já em 1718 no governo do Conde de Assumar se torna São José Del Rey, em homenagem ao príncipe português D. José. Em 1889 com a proclamação da República é nomeada Tiradentes. Assim como várias outras cidades da época áurea do Ciclo do Ouro cai em decadência depois do esgotamento das reservas auríferas. Detentora de um acervo arquitetônico colonial bem preservado passa a viver em função do turismo, por suas ruas com calçamento de pedra encontramos pousadas aconchegantes, restaurantes de comida mineira para todos os gostos, atêlies e lojas de artesanatos em cerâmica, madeira, pinturas e gravuras, além de mobiliário de época.

Ao largo da cidade vemos a Serra de São José com altitude média de 1.100 metros, onde se encontra cachoeiras, piscinas naturais e uma bela paisagem. Pode ser visitada a pé, de jipe e a cavalo e até o topo, 9km, leva-se 4 horas de caminhadas.

O passeio de Maria Fumaça até São João Del Rey, em locomotivas centenárias da Estrada de Ferro Oeste de Minas dura cerca de 30 minutos, e seu trajeto margeia a Serra de São José e o rio das Mortes.

O Chafariz de São José em estilo Barroco exibe uma imagem de São José de Botas, o Brasão do Reino de Portugal e três carrancas por onde os locais se abasteciam com água, lavavam roupas e abasteciam os animais. Foi construído em 1749.

O Museu do Padre Toledo, instalado na casa do religioso, é onde se realizou a primeira reunião dos Inconfidentes mineiros em 1788.

O Museu de Arte Sacra se localiza no antigo prédio da Câmara e Cadeia na rua Direita, do século 19.

Os principais eventos da cidade incluem o Festival de Cinema, em janeiro; o Bike Fest de motociclismo, em julho; o Festival Internacional de Gastronomia, em agosto; a Semana Santa, que é um revival de antigas tradições, e muitos outros.

Não deixe de:
- Passear de Charrete pelas ruas da cidade.
- Conhecer o distrito de Bichinho, a 8 km de Tiradentes.
- Percorrer os salões da Gruta Casa da Pedra , a 7 km da cidade.
- Visitar o Museu do Automóvel.
- Fotografar a Igreja São Francisco de Paula.
- Ouvir o Órgão Português de 1788 na matriz de Santo Antônio.
- Apreciar as Igrejas de Nossa Sra. do Rosário dos Pretos e Nossa Sra. das Mercês.

Fontes: Guia 4 Rodas Brasil 2010.
             Guia do Instituto Estrada Real.

Nenhum comentário: