A gordura trans é a pior gordura que podemos ingerir e ela é encontrada em alimentos como biscoitos recheados, bolos, bolachas, salgadinhos, frituras, molhos, margarinas, massa folheada, sorvete e alguns chocolates. Ela aumenta o LDL - colesterol ruim - e diminui o HDL - colesterol bom - levando a aumento de peso e da produção de radicais livres.
A gordura saturada, também não é muito boa, ela é encontrada em alimentos que contenham gordura animal, como carnes gordurosas (picanha), embutidos, bacon, o leite integral e seus derivados. Elas aumentam o LDL e abaixam o HDL. Alguns alimentos como óleo de coco e de dendê, abacate, castanhas, nozes, avelã podem ser consumidos com parcimônia, não abuse. Elas, também, aumentam o LDL, mas são fontes de vitaminas, minerais e anti-oxidantes.
Os carboidratos ditos refinados como o açúcar branco podem ser encontrados nos bolos, biscoitos, bolachas e doces em geral e causam aumento do triglicérideos - VLDL - favorecendo a obesidade.
Os carboidratos com fibras como arroz, macarrão de farinha refinada, batata, açúcares não refinados, mel, melado em excesso podem aumentar o VLDL, que faz parte da fração do colesterol total dosado no sangue e é o triglicérideos. O abuso pode contribuir para a obesidade.
A gordura poli-insaturada encontrada em óleos (de cozinha) vegetais como milho, soja, algodão, canola e outros; a linhaça, alguns peixes como cavala, arenque, atum, sardinha e salmão reduzem o LDL - o mal colesterol - e é fonte de vitaminas e anti-oxidantes.
A gordura monoinsaturada encontrada no azeite de oliva, azeitonas, abacate, castanhas, nozes, avelã e outras oleoginosas ajudam a aumentar o HDL - o bom colesterol.
As fibras encontradas nas frutas, no farelo de aveia, feijões, cereais integrais como arroz integral e pão integram aceleram o trânsito intestinal, melhorando a evacuação, e reduzem a absorção intestinal do colesterol ingerido na comida.
Os antioxidantes encontrados nas frutas vermelhas como uva, morango, goiaba, amora, maçã; o chocolate amargo ou meio amargo - com mais de 65% de cacau - a soja e seus derivados como o tofu, shoyu, farinha e leite de soja; a cebola, as frutas cítricas e o chá verde inibem a ação negativa do LDL na formação das placas de gordura dos vasos.
Neste texto voçê encontrou uma relação dos melhores e piores alimentos para o seu coração em termos de gorduras de boa e má qualidade, aqui não levamos em conta aspectos de paladar e/ou culturais. Fique à vontade para ingerir o que lhe interessar, mas faça-o com informação e consciência. Nao deixe de ler o texto postado neste blog intitulado "O colesterol e as gorduras no sangue - Parte I", postado em 16/06/2011, nele voçê poderá compreender as consequências da ingestão descontrolada de gorduras e as boas práticas para prolongar a sua vida e com qualidade.
Fonte: Informe cientifíco Torrent.
Nenhum comentário:
Postar um comentário