quinta-feira, 17 de junho de 2010

Fibras musculares - Corridas
















Atualmente se considera a existência de três tipos de fibras musculares, tipo I, tipo IIa e IIx ou lentas, intermediárias e rápidas respectivamente. Cada fibra possui capacidades diferentes.

As lentas ou vermelhas são inervadas por neurônios de menor calibre, possuem maior irrigação sanguínea e maior quantidade de mioglobina e glicogênio, podem carregar mais facilmente oxigênio e executarem trabalhos de longa duração. Fundistas.

As rápidas ou brancas são inervadas por neurônios mais grossos, estão aptas a exercícios de potência e força, perdendo sua capacidade de trabalho em pouco tempo. Velocistas.

Mas por que alguns atletas são mais rápidos que outros tanto em corridas de curta e longa distância?

- As fibras IIa, intermediárias, com treinamento podem passar a se comportarem como fibras lentas ou rápidas.

- O tamanho dos segmentos corporais e uma melhor inserção natural dos músculos nos ossos propicia uma força de alavanca maior. Estas são influências imutáveis, ou seja, dependem do biotipo do atleta.

- A força da passada, a pré-ativação muscularar no momento da pisada, a sincronização da ativação muscular e a técnica de corrida são habilidades que podem ser trabalhadas melhorando a performance do corredor.

- Como fazer?

R: Sprints curtos, treino de força para a musculatura, exercícios de explosão e pliometria (não sei o que é)

A juventude ajuda muito, mas não desanime, sempre podemos melhorar nossa performance e nos orgulhar de mais uma corrida concluída.

Qualquer dúvida, se oriente com um profissional da área.

Fonte: Revista Contra Relógio de fevereiro de 2010.

Nenhum comentário: