terça-feira, 17 de agosto de 2010

Mau hálito/ Halitose

















O mau hálito acontece quando a boca seca, ou seja, diminuindo a saliva ocorre aumento da proliferação das bactérias que são anaeróbias - não dependem de oxigênio - já que a saliva, rica em oxigênio, impede a sua proliferação.

Quando dormimos ocorre uma diminuição da saliva, então, as bactérias anaeróbias utilizando-se de restos protéicos passam a se reproduzir e liberar gases mal cheirosos, tipo hidrogênio sulfídrico e metilmercaptan. Ai, de manhã, temos aquele cheirinho desagradável saindo pela boca.

Podem agravar a halitose o álcool - seca a boca - alho, cebola, curry. As dietas de emagrecimento, por queimarem mais gordura e esta liberar acetona no seu metabolismo. Falar muito, nariz entupido e  respiração pela boca também secam a mucosa oral/ da boca.

A idade avançada é acompanhada de diminuição da produção salivar, consequentemente, maior possibilidade de aumento da reprodução bacteriana e mau hálito.

Língua saburrosa - língua grossa, brancacenta, suja - permite o aumento de bactérias produtoras de nitrogênio.

O refluxo da hernia de hiato permite que odores gástricos escapem pela boca.

Medicamentos anti-alérgicos, descongestionantes nasais, antidepressivos, calmantes, diuréticos e anti-hipertensivos podem secar a boca e aumentar a reprodução bacteriana com consequente halitose.

O período pré-menstrual pode ser acompanhado devido a fatores hormonais de aumento das bactérias da boca.

Questões emocionais podem levar o paciente a acreditar ser portador de mau hálito, apesar de ninguém nunca tê-lo notado.

O tratamento se inicia por uma rigora higiene da boca, começar utilizando fio ou fita dental para retirada de restos alimentares entre os dentes, que servem de comidinha para as bactérias, à seguir, escovação com creme dental apropiado. Alimetação saudável estimula a produção salivar, não deixe de fazer o desjejum, almoçar e lanchar algo mais a noite no mínimo. Goma de mascar estimula a produção de saliva. Evidenciada alguma causa devemos realizar o tratamento da patologia/doença de base. Procurar o dentista fins avaliar alguma causa dentária ou gengival e realizar uma limpeza dos dentes, já que a escovação não contempla a limpeza perfeita. Língua saburrosa deve ser escovada regularmente durante a escovação dos dentes. Nada impede de se usar um colutório após a escovação como bochecho/ gargarejo.

Fonte: Dermatologia do Sampaio/ Rivitti - Terceira edição

Nenhum comentário: